Ubuntu 7.04 - Tutoriais. Links. Questões. Dúvidas.

Boas noites, pessoal. Peço desculpa entrar a brutas mas tenho uns pequenos grandes problemas com o linux.
É assim, como utilizador durante muitos anos do Win, resolvi agora começar a aprender a usar o linux na distribuição ubuntu 7.04. Mas essa passagem não tem sido fácil. E ai é que entra os meus problemas que venho aqui expor.
1º O som vai e vem, tenho uma creative audigy 2 ZS, e é impossivel colocar o som sempre a dar. Já estive a ler sobre isso e segundo o que vi deverei escolher nas configurações do sim ALSA, Mas ai é q está o problema, quando coloco uma musica a dar, o pc sai da sessão, aparecendo uma tela preta com umas letras brancas, mas não da para perceber o que se trata. Confuso não?

2º Resolução do ecra, não consigo fazer com que esta seja maior que 1024x768, já tentei o tutorial que teem aqui mas mesmo assim nada, tentei outras coisas, que ia lendo no aticonfig mas nada.

Eu sei que é muita coisa e secalhar nem me expliquei bem, mas agradecia a alguem que tivesse a paciencia de me ajudar e explicar.

Desde já obrigado
 
já descobri o problema (tópico #257). curiosamente no fstab na entrada referente às partições vfat faltava o mount point /media.
 
Ora boas pessoal!

Instalei o Beryl no (meu PC que tem placa ATI 9600 Pro) por aqui:
http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Feisty_with_AIGLX

No entanto lembrei-me que se calhar não estava a extrair o máximo da minha placa por não estar a usar o driver restrito/fechado...Alguém sabe se isto é verdade? Se sim, como faço para usar o Beryl com o driver proprietário?

Obrigado, abraço


PS - Já tentei simplesmente activar o driver proprietário, mas nesse caso o beryl deixa de funcionar...!

vZ
 
Van_zeller para usares o Beryl com os drivers proprietários tens de Instalar o XGL.

No site do Beryl-Project tem um guia para o XGL, ou então tens um no GuiaUbuntuPT, feito para o Edgy. Podes usar, só tens de mudar onde diz Edgy para feisty:

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Efeitos_graficos#XGL

Segui as tuas dicas e vim dar aqui:
http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Feisty_with_XGL
Podes confirmar que é isto que estou à procura? Já tenho o Beryl instalado e a funcionar, mas com AIGLX. Devo desinstala-lo antes de meter o do XGL?

Já agora, também tenho mais esta dúvida que é mais..."existencial"...O XGL é o driver proprietário? Qual é o driver que me dá máxima performance (filosofia à parte) para o meu sistema (em ubuntu)?
 
Malta,
Venho aqui pedir mais uma vez a vossa ajuda... Já instalei o Ubunto no mínimo umas "300" vezes mas o ultimo que saiu está-.me a dar cabo do juizo.
Instalo o sacana num discos sata de 80Gb que aqui tenho e o gajo nem começa a fazer loading... Aparece logo erro ao inicio...
Se meto na bios a fazer boot com o disco do Vista, ele inicia directamente o Vista e nem me pergunta qual OS eu quero escolher... Se meto a fazer Boot do disco do ubunto, ele dá-me logo erro e nem começa a fazer loading..
Alguém me pode dar umas luzes sff ;)

[[]]
 
Segui as tuas dicas e vim dar aqui:
http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Feisty_with_XGL
Podes confirmar que é isto que estou à procura? Já tenho o Beryl instalado e a funcionar, mas com AIGLX. Devo desinstala-lo antes de meter o do XGL?

Já agora, também tenho mais esta dúvida que é mais..."existencial"...O XGL é o driver proprietário? Qual é o driver que me dá máxima performance (filosofia à parte) para o meu sistema (em ubuntu)?

O driver proprietário da ATI é o FGLRX.
o Aiglx faz parte do Xorg, n removes, apenas desactivas quando instalas o driver da ATI.
o XGL é tipo o Aiglx, mas é um projecto a parte do Xorg.

Eu prefiro o uso do Aiglx, e se n tiveres a pensar em Jogar, deixa-te estar assim , com o driver Ati OpenSource que vem de base no teu sistema.
 
O driver proprietário da ATI é o FGLRX.
o Aiglx faz parte do Xorg, n removes, apenas desactivas quando instalas o driver da ATI.
o XGL é tipo o Aiglx, mas é um projecto a parte do Xorg.
Não me expliquei bem...estava a pensar: Tenho que desinstalar o beryl que tenho instalado antes de seguir aquelas instrucções?

Eu prefiro o uso do Aiglx, e se n tiveres a pensar em Jogar, deixa-te estar assim , com o driver Ati OpenSource que vem de base no teu sistema.

Não estou a pensar em jogar, mas gosto de ter essa hipótese em aberto...além disso o meu PC às vezes borra-se um bocado quando faço certos efeitos (não posso usar um skydome maior que 2048x512, baixos fps às vezes etc). Como tenho 256MB na placa acredito que posso extrair mais dela...achas que o XGL é o recomendado para isso? Quais as vantagens de um e de outro?

Obrigadão
 
Boa tarde. Eu tenho um problema com o beryl.. Ao mudar para o gerenciador do beryl, ele crasha, e muda automaticamente para o do ubuntu. Alguem me pode ajudar? Tenho os drivers da nvidia instalados.

Obrigado
 
Boas, vou instalar o Ubuntu 7.04 este fim-de-semana.Sei que devo ter 1a partição à parte para o swap; mas tenho algumas dúvidas:
  1. Temos de ter essa partição criada antes de instalar o Ubuntu ou é criada durante o processo de instalação?
  2. É conveniente essa partição ficar posicionada no disco antes ou depois da partição do Ubuntu?
  3. Em termos de organização do disco, e uma vez que vou instalar o ubuntu em dual boot no mesmo disco com o xp, é conveniente ficarem ambos os OS em extremidades opostas do disco?
  4. Qual o tamanho adequado para a partição do Ubuntu?
Por agora acho que é tudo :D
Cumps,
 
Última edição:
Boas, vou instalar o Ubuntu 7.04 este fim-de-semana.Sei que devo ter 1a partição à parte para o swap; mas tenho algumas dúvidas:
  1. Temos de ter essa partição criada antes de instalar o Ubuntu ou é criada durante o processo de instalação?
  2. É conveniente essa partição ficar posicionada no disco antes ou depois da partição do Ubuntu?
  3. Em termos de organização do disco, e uma vez que vou instalar o ubuntu em dual boot no mesmo disco com o xp, é conveniente ficarem ambos os OS em extremidades opostas do disco?
  4. Qual o tamanho adequado para a partição do Ubuntu?
Por agora acho que é tudo :D
Cumps,

1) As partições são criadas na instalação
2) é igual ao litro
3) convém ficar depois do xp, o resto é indiferente
4) depende do uso que lhe queiras dar, nao? mínimo dos mínimos, 3 gigas.
 
4) depende do uso que lhe queiras dar, nao? mínimo dos mínimos, 3 gigas.
Expliquei-me mal, o que queria dizer era para a instalação do ubuntu, uma vez que vou dual boot a ideia é ter uma partição "dados" onde tanto o xp e o ubuntu irão buscar a informação e assim evitar ter que fazer backups sempre que quero formatar o xp.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Cumps
 
Alguem daqui usa o localpurge?a minha duvida é como é que seleciono os ficheiros locais que quero manter?eu ando com a cena vermelha para cima e para baixo mais não consigo selecionar nenhum.
 
Expliquei-me mal, o que queria dizer era para a instalação do ubuntu, uma vez que vou dual boot a ideia é ter uma partição "dados" onde tanto o xp e o ubuntu irão buscar a informação e assim evitar ter que fazer backups sempre que quero formatar o xp.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Cumps

qual é o tamanho do disco?
 
Back
Topo