Ubuntu 7.04 - Tutoriais. Links. Questões. Dúvidas.

qual é o tamanho do disco?
É um disco de 160gb; estou a pensar em fazer:
partição1: 5gb só para XP
partição2: 100gb para dados
partição3: 10gb para uma aplicação específica
partição4: 30gb para outra aplicação específica
partição5: 10gb para instalação do Ubuntu
partição6: 1gb para swap do Ubuntu
Grosso modo, é algo semelhante a isto que pretendo fazer.
Cumps
 
É um disco de 160gb; estou a pensar em fazer:
partição1: 5gb só para XP
partição2: 100gb para dados
partição3: 10gb para uma aplicação específica
partição4: 30gb para outra aplicação específica
partição5: 10gb para instalação do Ubuntu
partição6: 1gb para swap do Ubuntu
Grosso modo, é algo semelhante a isto que pretendo fazer.
Cumps

Parece-me bem :)
 
A mim não me parece bem a não ser que queiras ter o XP só para pequenas coisitas porque se não não te cabe lá nada. Pões o sistema operativo,o Office e mais 2 ou 3 programitas ou jogos e acabou-se o disco.
De resto está bem.
Eu tenho 2 partições em Fat32 em que quando raramente (muito raramente) quando preciso de fazer alguma coisa no xp posso escrever lá á vontade. Essas partições são onde guardo os meus dados também, no Ubuntu.
 
É um disco de 160gb; estou a pensar em fazer:
partição1: 5gb só para XP
partição2: 100gb para dados
partição3: 10gb para uma aplicação específica
partição4: 30gb para outra aplicação específica
partição5: 10gb para instalação do Ubuntu
partição6: 1gb para swap do Ubuntu
Grosso modo, é algo semelhante a isto que pretendo fazer.
Cumps



estica a do XP. eu diria para os 15gb. ou algo como 12gb e 8gb para Ubunto se tiveres apertado.
 
Ok, obrigado pelas dicas. Estico a do xp à custa das partições para aplicações específicas...
Já agora, é recomendado a partição de dados e a do Ubuntu estarem em fat32, ou pode ser em NTFS?
Desculpem tanta pergunta, mas como é a 1ª vez que vou fazer a instalação de uma distro de Linux, ainda ando um bocado às apalpadelas....
 
Ok, obrigado pelas dicas. Estico a do xp à custa das partições para aplicações específicas...
Já agora, é recomendado a partição de dados e a do Ubuntu estarem em fat32, ou pode ser em NTFS?
Desculpem tanta pergunta, mas como é a 1ª vez que vou fazer a instalação de uma distro de Linux, ainda ando um bocado às apalpadelas....

Se puderes meter FAT32 é mais seguro. Com a escrita em NTFS a partir de linux não haverá problema, mas nunca se sabe ... Podes meter qualquer uma, no fundo ...
 
boas, tou com o edgy 6.10 e queria saber se me tenho q preocupar com virus ou spywares no disco? Ao ir a sites com cookies malaciosas arrisco-me a ficar com o pc minado ou posso estar descançado?
 
boas, tou com o edgy 6.10 e queria saber se me tenho q preocupar com virus ou spywares no disco? Ao ir a sites com cookies malaciosas arrisco-me a ficar com o pc minado ou posso estar descançado?

Em Linux não te afecta. Agora se andares a copiar ficheiros de Linux para Windows já pode mudar de figura. Dentro do linux os virus não fazem nada. Foram escritos para windows.
 
ajuda

Boas.

Já tive a ver uma série de posts mas gostava de ter a vossa ajuga sff.

Tenho o vista instalado e gostava de testar o Ubunto para ver de facto como funciona. É possivel instalar em dualboot o Ubunto+Vista?

Ty.
 
podes seguir os guias, vais ter é algumas diferenças para algumas aplicações.

No Kubuntu em vez do gedit usas o kwrite, em vez do synaptic tens o Adept.

a base é a mm, só muda o ambiente gráfico de gnome para kde. e muitas das aplicações são as mm. é so investigares :)
 
pessoal para mudar de ares, vou exprimentar um dia destes instalar o kubuntu..

a nivel de tutoriais e how to's nao me posso sguir pelo guiaubuntupt , ou outros tutorias«is de ubuntu pois nao? deve ser tudo diferente em relacao ao ubuntu, a nivel de instalacao de programas etc.

cumpts

Ubuntu + KDE = Kubuntu, por isso, podes seguir o guia à vontade.
Assim de repente, só tens que alterar o gedit pelo equivalente em KDE, porque as diferenças não são muitas.

Outra questão ainda :wscared:
tendo um processador 64bits, é preferível usar a versão 64bits ou é mais seguro a 32?
A minha questão deriva do facto de, em windows, haver ainda(pelo menos havia) algumas questões em termos de drivers e programas para o ambiente 64.
Cumps

Se não queres chatices, 32 bits. 64 bits vais arranjar problemas ao nível do flash, alguns programas que não tem compatibilidade com 64 bits, algumas drivers que não tem versão 64 bits, etc. Mas basta pesquisar um bocadinho que consegues encontrar solução.

Já agora, post 1000!!
Wiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! :D
 
hum ok.. antes tinha a ideia que em KDE nao dava para sacar e instalar cenas ao estilo apt-get...
so usei kde em caixa magica :D :D :D

btw, mete antes 32 bits para nao teres problemas de compatibilidade...
 
Desisti.... Já fiz 30 por uma linha e o sacana parece-me que não está a instalar o grub ( penso que é este o gerenciador de OS ) ... Ou seja, se meto para arrancar a partir do disco em que instalei o linux ele nem entra, se meto no disco do vista, ele entra directamente para o vista sem problemas... :(
 
É uma broadcom 4318. Já instalei uma cena ("bcm43xx_compwiz18.1-all.deb") que saquei dum forum que teoricamente resolvia o problema, mas fica tudo na mesma.
 
É uma broadcom 4318. Já instalei uma cena ("bcm43xx_compwiz18.1-all.deb") que saquei dum forum que teoricamente resolvia o problema, mas fica tudo na mesma.

Com o feisty é tudo à base do duplo clique para isso. Faz assim: Sacas o automatix2, duplo clique, instala. No automatix2, abres o programa e escolhes ndiswrapper. Instala. Abre consola escreve:
Ubuntu@nome:~$ echo blacklist bcm43xx | sudo tee -a /etc/modprobe.d/blacklist
Tecla ENTER
Renicia vais ao menu abres o ndiswrapper adicionas o driver que já tens ai no "ficheiro que sacaste" e pronto!
 
Já consigo ver as redes e ele pede-me para por a pass. Mas não me abre sites :s Fica a pensar e depois diz que não encontra o servidor...

Já dá :D Obrigado a todos pela ajuda :)
 
Mais um problema... Não consigo escrever numa outra partição que está em ntfs.
Já instalei o ntfs-3g e não dá. Quando eu escolho a primeira opção ele dá-me um erro.

"$LogFile indicates unclean shutdown (0, 0)
Failed to mount '/dev/hdc1': Operation not supported
Mount is denied because NTFS logfile is unclean. Choose one action:
Boot Windows and shutdown it cleanly, or if you have a removable
device then click the 'Safely Remove Hardware' icon in the Windows
taskbar notification area before disconnecting it.
Or
Run 'ntfsfix' on Linux unless you have Vista, then mount NTFS with
the 'force' option read-write, or with the 'ro' option read-only.
Or
Mount the NTFS volume with the 'ro' option in read-only mode."

Já instalei o ntfsfix, e quando faço ntfsfix /dev/sda2 (a tal partição) ele diz isto:
Refusing to operate on read-write mounted device /dev/sda2.

As outras soluções que eu estive a ver era preciso ter o windows, e eu não tenho...

edit: Já consegui, mas segundo percebi tive de montar aquilo "à força". Isso não estraga a partição?
 
Última edição:
Back
Topo