Wi-Fi Calling e VoLTE

Quando é que recebeste o update?? Eu sou MEO e tenho um S10+ (performance) e ainda não tenho o VoWifi (wificalling) ativo. Nem me aparece nada nas definições.
O meu update é o Patch de março 2023 e Android 12.

**Pelo que vi os S10 já não vão receber o update de Android 13.
Foi no update de novembro 2023, pode ser considerado o penúltimo para o S10 Lite, este mês vai fazer quatro anos desde o lançamento do Lite e então acabam os quatro anos de atualizações prometidas. Os S10 normais acabaram com os updates ano passado por isso não deverão receber suporte para VoWifi da Meo.
 
Deve ser disso então.
Fui agora pesquisar:
Samsung Galaxy S10e/S10/S10+/S10 5G/S10 Lite
Lançamento8 março 2019

Lá está os 4 anos e o último Patch deve ter sido o que tenho o de Março 2023.
 
Então alguma coisa se passa, sou WTF e não está ativo nem tenho opção para ativar no S23 Ultra. Na MEO também não tinha opção mas estava ativo.

A mim , funciona para qualquer operadora, sou WTF.
Tiveste que lhes pedir para ativar? Também sou WTF, pré-pago, e no Messenger disseram que era compatível e despacharam-me mas estou a ver que tenho que voltar a perguntar.
 
Então alguma coisa se passa, sou WTF e não está ativo nem tenho opção para ativar no S23 Ultra. Na MEO também não tinha opção mas estava ativo.
No telemóvel só tens que ir à App do telefone, definições e se tiveres wowifi a opção vai estar disponível imediatamente antes de "correio de voz". Pelo menos é assim que está na Meo e também no meu S23U.
 
Então alguma coisa se passa, sou WTF e não está ativo nem tenho opção para ativar no S23 Ultra. Na MEO também não tinha opção mas estava ativo.


Tiveste que lhes pedir para ativar? Também sou WTF, pré-pago, e no Messenger disseram que era compatível e despacharam-me mas estou a ver que tenho que voltar a perguntar.
Olha verifica nem que seja junto a assistência da samsung (se nao te aparece a opcao para ativar) que o meu é mais podre (A52S-5G) e tem tanto o VoLTE e VoWifi a bombar sem ponta de problemas em qlq cartao da NOS/WTF/WOO .
 
No telemóvel só tens que ir à App do telefone, definições e se tiveres wowifi a opção vai estar disponível imediatamente antes de "correio de voz". Pelo menos é assim que está na Meo e também no meu S23U.
Sim tenho a opção do VoWiFi e está ativa, VoLTE é que não aparece. Quando estava na MEO estava o VoLTE ativo também mesmo sem a opção. Tenho que ligar pra NOS.
 
Sim tenho a opção do VoWiFi e está ativa, VoLTE é que não aparece. Quando estava na MEO estava o VoLTE ativo também mesmo sem a opção. Tenho que ligar pra NOS.
Esquece, fiz confusão Wifi para LTE.

No S23U não há nenhuma opção para VoLTE, simplesmente se tiveres está ativo por default. Pelo menos já virei isto do avesso e não encontrei nada.

É fácil de testares, ligas os dados móveis em 4G e fazes uma chamada, se ele não saltar para 3G/2G tens o serviço a funcionar.
 
Só para clarificar, há VoLTE no 4G (voice over LTE) e VoWiFi no Wi-Fi (voice over WiFi). São completamente diferentes.

Para testar o VoLTE faz uma chamada com o Wi-Fi desligado e os dados móveis ligados. Caso passes de 4G/5G para 2G/3G não tens VoLTE. Caso continues em 4G, tens VoLTE.
Nota o equivalente ao VoLTE no 5G é o VoNR (ainda não disponível em Portugal).

Para testar o VoWiFi, coloca o telemóvel em modo avião e posteriormente liga-te a uma rede Wi-Fi. Caso consigas fazer a chamada tens o VoWiFi ativo. Caso contrário não tens.
 
Só para clarificar, há VoLTE no 4G (voice over LTE) e VoWiFi no Wi-Fi (voice over WiFi). São completamente diferentes.

Para testar o VoLTE faz uma chamada com o Wi-Fi desligado e os dados móveis ligados. Caso passes de 4G/5G para 2G/3G não tens VoLTE. Caso continues em 4G, tens VoLTE.
Nota o equivalente ao VoLTE no 5G é o VoNR (ainda não disponível em Portugal).

Para testar o VoWiFi, coloca o telemóvel em modo avião e posteriormente liga-te a uma rede Wi-Fi. Caso consigas fazer a chamada tens o VoWiFi ativo. Caso contrário não tens.
Sim sim sei a diferença.

Testei agora e durante a chamada mantenho-me em 5G, não passo para 4G o que é estranho. Eu pensava que não estava ativo porque na MEO aparecia o símbolo do HD+ na chamada, agora não aparece.
 
Sim sim sei a diferença.

Testei agora e durante a chamada mantenho-me em 5G, não passo para 4G o que é estranho. Eu pensava que não estava ativo porque na MEO aparecia o símbolo do HD+ na chamada, agora não aparece.

No meu caso, no meu samsung a52s, só aparece a símbolo "HD+" se eu ligar para outro cliente vodafone quem tem também o VoLTE ativo. Se calhar quando estavas na MEO ligavas para outro cliente MEO que tinha o VoLTE e então surgia o simbolo que agora não surge por estares numa rede diferente...
 
Testei agora e durante a chamada mantenho-me em 5G, não passo para 4G o que é estranho. Eu pensava que não estava ativo porque na MEO aparecia o símbolo do HD+ na chamada, agora não aparece.

Igual por aqui. Se faço chamadas em 5G, mantém-se em 5G...
Quanto ao HD+, depende para quem estás a ligar. Imagina que do outro lado é alguém que está em 2G. Nesse caso já não há HD+. Tenta outras chamadas.
 
Mantem-se em 5G porque o 5G disponível atual é uma rede que funciona em cima do 4G (5G NSA). Não é uma rede independente/separada (5G SA). Pode-se confirmar isto facilmente fazendo uma pesquisa de rede numa zona em que o ícone de rede apareça como 5G. Na lista não vai aparecer nenhuma rede 5G.

O lançamento do 5G SA na NOS deverá acontecer este ano.
 
Suspeitava que fosse isso.
Sendo assim, nessa altura, os clientes NOS ao fazerem uma chamada no 5G SA vão 'saltar' para 4G para fazer a chamada... certo?
Segundo este artigo, o VoLTE não funciona em 5G SA logo se a NOS não implementar o VoNR/Vo5G, o equipamento não tiver ativo, o cartão e a conta associada não suportar ou tiver ativo, sim, deverá comutar para 4G/5G NSA e usar VoLTE.
 
É bastante provável que a NOS implemente o VoNR com o lançamento do 5G SA. Têm sido pioneiros no lançamento destas novidades da rede móvel, faz todo o sentido que assim continue.
 
Sim sim sei a diferença.

Testei agora e durante a chamada mantenho-me em 5G, não passo para 4G o que é estranho. Eu pensava que não estava ativo porque na MEO aparecia o símbolo do HD+ na chamada, agora não aparece.
Eu era Vodafone e passei para MEO. Reparei que o HD voice não deve estar completamente implementado entre operadores. Ou seja, a chamada é VoLTE ou VoWiFi, mas o codec usado para transporte de voz não é HD.

Da minha experiência:

MEO-MEO -> funciona, como era de esperar
MEO-Vodafone -> funciona
MEO-NOS/WTF/etc -> não funciona

Segundo me recordo, quando era vodafone tinha HD-voice ao ligar para todos os outros operadores (MEO/NOS) sem qualquer problema. Não percebo o porquê da limitação entre MEO-NOS... Alguém sabe detalhes sobre qual poderá ser a causa?

Cumprimentos
 
Back
Topo