Evento Apple: Let Loose / iPads (7 de maio de 2024 às 15h)

Já estive para trocar o tablet que tenho lá por casa já com 5 anos e voltar ao IOS era uma das opções. Já tinha desistido da ideia no campo dos Android, mas agora foi de vez. O iPad 10 de 64 gb já tinha esse preço em promos nas cadeias grandes do costume.

Sinceramente já não faz sentido ter tablet com os tamanhos atuais dos smartphones, e muito menos voltar para IOS com a Apple a gozar cada vez mais com os consumidores Europeus.

Quando o tablet morrer é menos uma coisa.
Quando tinha o iPhone 4 adorava o meu iPad Air, chegava a andar com aquilo para montes de sítios, além do uso genérico, na altura andava a estudar outra vez e escrevia nele quando nem haviam lápis a sério. Durou uma série de anos mas depois perdi também a vontade de o trocar.

Já não preciso daquilo.

Até a minha mãe :freak3: , com as suas necessidades super evoluídas herdou um MBP 13 que o meu irmão tinha para lá em vez de usar mais o iPad dela.
 
Honestamente não vejo nenhuma novidade nestas coisas aí .. M4, M5 etc….


Pencil Pro não é compatível com o iPad Pro M2 🫣
 
Última edição:
A Apple tem que começar a ser escrutinada a sério pelos consumidores e não só.

Há uns anos atras, creio que em 2016, ligo o meu Mac para começar a trabalhar e reparo que todas as aplicações demoravam 30 segundos ou mais a arrancar. Faço vários reboots e a mesma coisa, pensava que ao final de décadas tinha um vírus valente. Até que resolvo ir aos fóruns da Apple e observo que várias pessoas estavam a reportar o mesmo sintoma … uma epidemia. Depois soube-se que se tratava do servidor da Apple de certificados de autenticidade das Apps tinha um problema e que cada vez que se corria uma App, mesmo as Apps offiline no nosso Mac o sistema quando ligava à comunicava com a “casa”!!! Mass surveillance implementado de raiz. Eles lá venderam a coisa que era para proteger os utilizadores contra Apps suspeitas, de indivíduos perigosos … a notícia entretanto foi esmagada e ninguém falou mais disso. Mas em boa verdade o que isto significa é que eles remotamente conseguem inutilizar qualquer Mac ligado à rede com um toque de um botão.

Cuidado com esta Apple, nomeadamente com o iOS onde isto é muito mais tem sido feito sem qualquer escrutínio.

Ultimamente uma série de Apps nativas do iOS têm tido um comportamento estranho. A começar por não reconhecer por vezes as minhas credenciais. Até mesmo falhas totais, como hoje aconteceu com o Apple TV+ na Apple TV. O sistema está cada vez mais armadilhado contra a autonomia e direitos de propriedade do utilizador, acredito que muito mais que o Windows.

Nunca pensei em dizer isto da Apple. Mas até que é uma consequência natural … a fábula do escorpião é da tartaruga repete-se vezes sem conta.
 
Última edição:
Para quem conhece pouquissimo do ecosistema Apple, em que cenarios faz mais sentido comprar um Ipad Pro por 2000+€ em detrimento de um portatil com MacOS?
Optar por um iPad Pro vs um Mac Air que seja, n compensa de todo, com as imensas limitações que o iPadOS tem.

Na minha opinião uma iPad Pro só compensa para quem é designer e utilize imenso a Pencil para tal! O combo é top notch!!!

O iPad desde que surgiu, apenas teve concorrência aquando do lançamento do Google Nexus 7/9 (isto há 10 anos atrás), mesmo assim a concorrência nunca lá chegou perto, pior ainda quando a Apple introduziu a primeira Apple Pencil!

Um iPad nos inícios n passava de um iPhone, mas com um ecrã grande e bat pra durar dias… o povo que tinha um, quando chegava a casa, usar o iPad e largar o iPhone era um must, principalmente aquando da apresentação/lançamento dos mini, foi um doudeira… form factor mais pequeno, mas que acima de tudo, tornou-se “perfeito” para mtos (na altura)!

A razão pela qual a Apple n dá mais asas ao iPad, é pk sabe perfeitamente o que iria acontecer, o mesmo vai para o facto de que se fizessem um Mac “all-in-one” + Pencil…

Como já dito há mto, para quem procura um iPad para coisas básicas, como multimedia, nda como o de entrada (o iPad 9gen já por mta vezes chegou perto dos 300€), acima disto, só mesmo para quem faça uso profissional e a pencil é um must para o trabalho que faz.

Cumps, Wolf
 
Última edição:
Vou continuar a queixar-me dos preços da Apple para começar. Está arrumada a questão.

O iPad Pro é o dispositivo mais fino que já lançaram e tem que se aplaudir isso em particular com a tecnologia que lá colocaram. O Ecrã OLED, o M4, interessante aparecer primeiro no iPad. Finalmente colocam a câmara frontal no local onde faz mais sentido.
Eu não dou uso a tantas funcionalidades / performance, quando ao mesmo tempo continua a correr iPadOS. Continuar a não ter multi utilizador é mau.

O iPad Air com o M2 acho interessante. Eu tenho um iPad mini e uso todos os dias para consumir media essencialmente. Mas o ecrã é demasiado pequeno para algumas finalidades, nomeadamente ler alguns conteúdos. O de 13" parecia-me interessante a um custo mais reduzido. Assim é difícil de justificar. No final mais vale gastar o dinheiro num MacBook Air.

Ou estamos todos enganados, ou vão ter que fazer descontos para vender. Vamos ter que esperar pelos resultados fiscais do trimestre para saber.
 
2000€ por um ipad com capa teclado. Está tudo doido.

A apple que não se cuide, que com o Windows for ARM e os novos chips ARM da Qualcomm, vão perder muito mercado e relevância.
 
@Metro,

Para produtividade precisas do teclado deles, tornando-se mais caro que um MB Air. E para usar na plenitude ainda falta a caneta.

Eu tenho isto tudo e garanto-vos que mesmo assim é menos versátil que qualquer Macbook, isto é, muito fogo de artificio.

Como diz o outro OP, quem tem dinheiro para isto tudo, a razão de custo vs eficiência não compensa nem de perto nem de longe. Fica-se com ferramentas mais poderosas e versáteis para 99% das coisas indo para um iPhone grande dos grandes e um Macbook. Em suma paga-se o mesmo para 99% do benefício que para 1% e 99% de artifício.

A versão base do iPad Air, repito a base que nem Celular tem e com apenas 128GB, com teclado e caneta fica a 1221 moças.

PS: Já passei a fase do fino. Quando aparecer os dobráveis aí acordo. Isto se as políticas restritivas mudarem o que duvido… caso contrário fica em banho Maria. Os Americanos de NYC que paguem este regime, porque efetivamente é isto um regime tecnológico que o TC tem há uns tempos para cá como objetivo, sendo o iPhone e o iPad os veículos para o efeito. Porque razão é que ele está tão interessado em meter isto nas escolas uma vez que porventura é onde tem menos lucro? Para criar Cultura.
 
Última edição:
@Trance,
O meu problema com o iPhone grande é que não é confortável no bolso. E como disse, nem o ipad mini serve para ler revistas como desejava. o iPad Air de 13" cumpria essa função e ainda a de Sidecar (apesar de ter um monitor portátil barato que resolve).

Concordo com a questão do teclado mas usava o teclado apple que tenho a mais. Mas a este preço não consigo justificar para mim.

Eu concordo que é menos versátil que um Macbook. Mas não esperava que não fosse.

Estou curioso para ver Windows com ARM. Ou se isso vai fazer alguma diferença. Não estou otimista como o @vTuga. Já li que os benchmarks são bem mais fracos do que têm sido anunciados. E não espero que tudo funcione bem. Espero estar enganado.
 
@Trance,
O meu problema com o iPhone grande é que não é confortável no bolso. E como disse, nem o ipad mini serve para ler revistas como desejava. o iPad Air de 13" cumpria essa função e ainda a de Sidecar (apesar de ter um monitor portátil barato que resolve).

Concordo com a questão do teclado mas usava o teclado apple que tenho a mais. Mas a este preço não consigo justificar para mim.

Eu concordo que é menos versátil que um Macbook. Mas não esperava que não fosse.

Estou curioso para ver Windows com ARM. Ou se isso vai fazer alguma diferença. Não estou otimista como o @vTuga. Já li que os benchmarks são bem mais fracos do que têm sido anunciados. E não espero que tudo funcione bem. Espero estar enganado.
Pelo que vi nas demonstrações dos novos snapdragon, as aplicações x86 são emuladas, mas a perda de performance é marginal.

E a maioria das apps do dia a dia, browsers, office, produtividade, edição de video e fotografia, etc já têm versões nativas ARM. E nesses casos os ganhos de performance, e sobretudo bateria, são enormes em relação a x86.

Vamos ver.
 
@Metro,

Para produtividade precisas do teclado deles, tornando-se mais caro que um MB Air. E para usar na plenitude ainda falta a caneta.

Eu tenho isto tudo e garanto-vos que mesmo assim é menos versátil que qualquer Macbook, isto é, muito fogo de artificio.

Como diz o outro OP, quem tem dinheiro para isto tudo, a razão de custo vs eficiência não compensa nem de perto nem de longe. Fica-se com ferramentas mais poderosas e versáteis para 99% das coisas indo para um iPhone grande dos grandes e um Macbook. Em suma paga-se o mesmo para 99% do benefício que para 1% e 99% de artifício.

A versão base do iPad Air, repito a base que nem Celular tem e com apenas 128GB, com teclado e caneta fica a 1221 moças.

PS: Já passei a fase do fino. Quando aparecer os dobráveis aí acordo. Isto se as políticas restritivas mudarem o que duvido… caso contrário fica em banho Maria. Os Americanos de NYC que paguem este regime, porque efetivamente é isto um regime tecnológico que o TC tem há uns tempos para cá como objetivo, sendo o iPhone e o iPad os veículos para o efeito. Porque razão é que ele está tão interessado em meter isto nas escolas uma vez que porventura é onde tem menos lucro? Para criar Cultura.
Um tablet nasceu e é para consumo de média.
Querem fazer deles ferramentas de produtividade ( onde até podem ter algum mercado em tudo o que exija caneta ) mas mais do que isso não ( aqui muito por culpa do OS )

O meu mini é óptimo para viagens. Nem sequer consigo conceber estar num avião/comboio e ter que tirar o portátil para consumo de média.

Há espaço para os três ( Macbook / iPad / iPhone ). Cada um tem funções completamente distintas.
 
Um tablet nasceu e é para consumo de média.
Querem fazer deles ferramentas de produtividade ( onde até podem ter algum mercado em tudo o que exija caneta ) mas mais do que isso não ( aqui muito por culpa do OS )

O meu mini é óptimo para viagens. Nem sequer consigo conceber estar num avião/comboio e ter que tirar o portátil para consumo de média.

Há espaço para os três ( Macbook / iPad / iPhone ). Cada um tem funções completamente distintas.
Se é só para consumo de media, então o único ipad que faz sentido é o iPad mais barato, de 449€.
 
Tenho o iPad Pro 11" de 2018 + teclado + caneta e sinceramente não vejo nada de suficientemente apelativo nisto. Claro que é muito bom terem reduzido a espessura do iPad e do teclado - é um dos pontos que me queixo do meu combo iPad + teclado. É bom o teclado passar a ter a tecla ESC (a única que me deixava mais falta no dia a dia). Mas 1 578€? A Apple até podia meter o M4 Ultra com 256 GB de RAM nisto que ficava igual. O problema nunca foi performance.

E eu até uso bastante o meu para browsing, vídeo, texto, excel, edição de imagem leve no Photoshop e adoro a experiência, mas como complemento do iMac. Sempre que tenho de trabalhar a sério é o iMac que utilizo. Agora que ele já fez 10 anos, devo continuar nos desktop com um Mac Studio e continuar com o iPad, que só a bateria é que já não é a mesma coisa.

Se os antigos já eram caros, estes então… a este preço não podem ser vistos como um complemento e ou iPadOS muda muito, ou não podem ser um substituto de um Mac. Basicamente continuamos na mesma
 
Pelo que vi nas demonstrações dos novos snapdragon, as aplicações x86 são emuladas, mas a perda de performance é marginal.

E a maioria das apps do dia a dia, browsers, office, produtividade, edição de video e fotografia, etc já têm versões nativas ARM. E nesses casos os ganhos de performance, e sobretudo bateria, são enormes em relação a x86.

Se a performance for o que a Qualcomm tem dito é uma bomba, se for o que li é mauzinho. Quando sair hardware mesmo e reviews independentes veremos.

Um tablet nasceu e é para consumo de média.
Querem fazer deles ferramentas de produtividade ( onde até podem ter algum mercado em tudo o que exija caneta ) mas mais do que isso não ( aqui muito por culpa do OS )

O meu mini é óptimo para viagens. Nem sequer consigo conceber estar num avião/comboio e ter que tirar o portátil para consumo de média.

Há espaço para os três ( Macbook / iPad / iPhone ). Cada um tem funções completamente distintas.

Há pessoas que fazem tudo e mais alguma coisa com um iPad. Mas eu não tenho paciência para as limitações do iPadOS. E não falta hardware ao iPad Pro para ser melhor que o Surface da Microsoft. Mas é com o MacOS.

Enquanto continuar preso com iPadOS a linha PRO não faz sentido.
Se lhe tirarem IpadOS, irão canibalizar o mercado dos Macbooks.
A Apple devia preocupar-se em dar os melhores produtos aos clientes. Neste momento tem o melhor SoC no ... iPad. É um bocado overkill. A última queixa que havia no iPad Pro era falta de performance ou que precisava de ser mais fino.

O testemunho do @RickRW ilustra bem o ponto.
 
Tenho um iPad Pro M2 …. mas confesso que um MacBook dava muito mais jeito, os iPad versão Pro tem um preço ridículo e sinceramente acho que só deveriam ficar nas versões Mini e Air com preço no máximo 500€
 
Quando tinha o iPhone 4 adorava o meu iPad Air, chegava a andar com aquilo para montes de sítios, além do uso genérico, na altura andava a estudar outra vez e escrevia nele quando nem haviam lápis a sério. Durou uma série de anos mas depois perdi também a vontade de o trocar.
Exatamente como eu, mas com um iPad mini 2. Ainda por cima, na altura os preços eram outro, a taxa de câmbio EUR/USD estava-nos muito favorável, e comprei-o quando o Mini 3 foi anunciado (que a única diferença face ao 2 era ter Touch ID e custar mais 100€) por 270€. E era mesmo top e também usei vários anos.
Depois disso, os preços dos iPad aumentaram, os ecrãs dos telemóveis também, e honestamente a Apple também andou meio a dormir, com updates demorados e às vezes sem ter grande sentido.

No ano passado, experimentei ter este iPad Air M1 e inclusive comprei uma capa Logitech para tentar fazer dele um PC, mas a experiência era má e acabava sempre por ou usar o meu PC ou o iPhone.

O Mini atual até é engraçado, mas estupidamente caro.

Estou curioso para ver Windows com ARM. Ou se isso vai fazer alguma diferença. Não estou otimista como o @vTuga. Já li que os benchmarks são bem mais fracos do que têm sido anunciados. E não espero que tudo funcione bem. Espero estar enganado.
O mais engraçado é que a Microsoft quase destruiu o Windows há 12 anos atrás com medo do iPad.
E hoje as pessoas pedem que o iPad se torne mais como um computador, mas se calhar o Tim Cook ainda está preso a esta ideia.

O conceito do Surface Book, ou até do Laptop Studio era algo que a Apple conseguiria executar muito mais facilmente que a Microsoft, pois a Apple tem uma experiência PC e Tablet mais coesa (enquanto o Windows não consegue oferecer a mesma experiência tablet, e honestamente acho que nem a Microsoft o deve voltar a tentar fazer).

Basicamente o que este fez, que tirou o ecrã a um Macbook e "colou-lhe" um iPad:

MacPad: How I Created the Hybrid Mac-iPad Laptop and Tablet That Apple Won’t Make
https://www.macstories.net/stories/...-ipad-laptop-and-tablet-that-apple-wont-make/

img_0423-1709205204913.png


ezgif-2-fde0587cc3.gif




Quanto ao Windows on ARM, na verdade esse já foi lançado há bastante tempo. O que estamos à espera é de ver o impacto do Snapdragon X Elite no mesmo.

Dia 20 de maio a Microsoft vai mostrar o Surface Pro 10 e Laptop 6 com este Snapdragon (e essas vão ser as únicas versões à venda para o consumidor comum, para as empresas há a versão Intel).
 
Se é só para consumo de media, então o único ipad que faz sentido é o iPad mais barato, de 449€.
Eu preciso de mais que os 64GB. Aí já vai para 619€. Não consigo justificar 300€ a mais do que um tablet android decente, só para multimedia (Emby, Netflix, prime vídeo, etc).
 
Também é esse onde meu ponto de vista.

Do ponto de vista racional, óbvio que vcs têm razão. Mas a a soma de todas as features, por exemplo com o OLED agora para jogos e filmes aumenta o interesse.
É como justificar a valia de um Pro Max de 1500 paus face a um 15 base. É um Smartphone, justifica o preço de um computador de topo?
 
Back
Topo