Rubenzito
Power Member
Fecho de estúdios é sempre mau, principalmente quando a industria dos videojogos (e tecnologia no geral) não está a atravessar um mau momento. Não deve ser fácil arranjar novos empregos.
Depois aquilo nos EUA é uma sangria absoluta. Houve um estúdio qualquer que fechou da UBI ou da EA, já não me lembro, que tinha escritórios nos EUA, Japão e UK. Do que li na noticia:
Basicamente a industria cresceu em termos de vendas (hardware e software) com os confinamentos do COVID, foi tudo atrás dessa receita "inchando" os estúdios para produzir mais e mais rápido. Depois tudo o que estava em desenvolvimento atrasou-se e saiu tudo ao mesmo tempo (2023 espetacular) e agora não há jogos a sair, o pessoal gasta menos em jogos e mais em copos que já pode sair de casa, e a industria deixou de crescer. Isto faz com que os estúdios pequenos e independentes não arranjem financiamento e fechem e com que os grande queiram emagrecer (de forma justificada ou apenas aproveitando o "todos o estão a fazer") e tudo o que não é essencial cai.
- UK pré-aviso aos trabalhadores de 60 dias e indemnização,
- Japão 30 dias e entram num processo qualquer que a própria empresa lhes tenta arranjar novos empregos,
- EUA... obrigado e até à próxima que amanhã já não tem emprego e não levam compensação nenhuma.
Estamos a falar de estúdios que não têm um histórico de grandes sucessos comerciais, apesar da qualidade dos jogos, e isso pesa.
Deste uma excelente explicação .
Os pontos que mencionas em relação ao UK, Japão e USA, basicamente são diferenças nas leis laborais.
Se bem que no caso Japonês, a empresa a tentar arranjar novos empregos deve ser mais por uma questão de cortesia.
É uma genorisade tipica daquele povo, atneção que não estou a afirmar que isto seja factual.
É apenas uma percepção minha.
É interessante ver que a Sony parece que vai reduzir investimentos nos jogos AAA, talvez investindo mais em jogos AA, enquanto que a xbox faz ou parece fazer o sentido inverso.
E muito provavelmente os AAA que a xbox produzir deve de os lançar em várias plataformas.