XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

Fecho de estúdios é sempre mau, principalmente quando a industria dos videojogos (e tecnologia no geral) não está a atravessar um mau momento. Não deve ser fácil arranjar novos empregos.
Depois aquilo nos EUA é uma sangria absoluta. Houve um estúdio qualquer que fechou da UBI ou da EA, já não me lembro, que tinha escritórios nos EUA, Japão e UK. Do que li na noticia:
  • UK pré-aviso aos trabalhadores de 60 dias e indemnização,
  • Japão 30 dias e entram num processo qualquer que a própria empresa lhes tenta arranjar novos empregos,
  • EUA... obrigado e até à próxima que amanhã já não tem emprego e não levam compensação nenhuma.
Basicamente a industria cresceu em termos de vendas (hardware e software) com os confinamentos do COVID, foi tudo atrás dessa receita "inchando" os estúdios para produzir mais e mais rápido. Depois tudo o que estava em desenvolvimento atrasou-se e saiu tudo ao mesmo tempo (2023 espetacular) e agora não há jogos a sair, o pessoal gasta menos em jogos e mais em copos que já pode sair de casa, e a industria deixou de crescer. Isto faz com que os estúdios pequenos e independentes não arranjem financiamento e fechem e com que os grande queiram emagrecer (de forma justificada ou apenas aproveitando o "todos o estão a fazer") e tudo o que não é essencial cai.

Estamos a falar de estúdios que não têm um histórico de grandes sucessos comerciais, apesar da qualidade dos jogos, e isso pesa.

Deste uma excelente explicação 👍.

Os pontos que mencionas em relação ao UK, Japão e USA, basicamente são diferenças nas leis laborais.
Se bem que no caso Japonês, a empresa a tentar arranjar novos empregos deve ser mais por uma questão de cortesia.
É uma genorisade tipica daquele povo, atneção que não estou a afirmar que isto seja factual.
É apenas uma percepção minha.

É interessante ver que a Sony parece que vai reduzir investimentos nos jogos AAA, talvez investindo mais em jogos AA, enquanto que a xbox faz ou parece fazer o sentido inverso.

E muito provavelmente os AAA que a xbox produzir deve de os lançar em várias plataformas.
 
Isso não é verdade mas também essa conversa não acrescenta nada ao tópico.

O importante e lamentável é que hoje perdeu-se dois estúdios, apesar de dimensões e jogos diferentes, Arkane e Tango fecharem é uma grande perda para as pessoas que lá trabalham e para todos nós.

O FairGames e o Concord são alucinações colectivas e ninguém avisou.

Um ponto forte do "estado dos estúdios" foi a hemorragia de talento da liderança (e criativos) da Austin e da Tango no decorrer da ultíma geração. É indissociável e sempre uma entre outras razões.

O Harvey Smith ainda estava em Austin. Sim,não estava lá o Colantonio. Mas ainda era um dos developers dos tempos de Lyon, antes da divisao.


@Nirvanes esse tweet bem que podia passar ao lado deste tópico. A industria é ingrata para todos. A Insomniac que o diga.
 
Última edição:
Deste uma excelente explicação 👍.

Os pontos que mencionas em relação ao UK, Japão e USA, basicamente são diferenças nas leis laborais.
Se bem que no caso Japonês, a empresa a tentar arranjar novos empregos deve ser mais por uma questão de cortesia.
É uma genorisade tipica daquele povo, atneção que não estou a afirmar que isto seja factual.
É apenas uma percepção minha.



E muito provavelmente os AAA que a xbox produzir deve de os lançar em várias plataformas.


O Japão é exemplo em imensa coisa, nomeadamente na honestidade. Um dos pontos negros deles é efetivamente o mercado de trabalho.

https://www.ranker.com/list/rules-and-rituals-of-japanese-corporate-culture/melissa-sartore

Penso que agora será de tempos a tempos, a tentar perceber a estratégia da MS.
 
Estava eu a fazer scroll relaxado no FB, e deparo-me com a noticia que a Arkane Austin (PREY) e a Tango (Evil Within + Hi-Fi Rush + Ghostwire) encerraram, estou incredulo, ok que a Tango perdeu o shinji Mikami que era a mente do estúdo, mas estes 2 estúdios faziam jogos de altissima qualidade, excepção para o redfall que não correu muito bem, isto é uma perca enorme!

Não compreendo, mas cada dia que passa vejo mais e mais estúdios de jogos SP a irem à vida e cada vez nascerem mais GAAS, sinto que os jogos AAA como conhecemos começam a ser cada vez menos e com investimentos mais curtos e sem arriscar muito mais em formúlas novas.

Espero que a Tango, renasça numa nova casa assim como a arkane Austin continue noutra sucursal da Arkane.
Jesus, isto é ridiculo!
 
Estava eu a fazer scroll relaxado no FB, e deparo-me com a noticia que a Arkane Austin (PREY) e a Tango (Evil Within + Hi-Fi Rush + Ghostwire) encerraram, estou incredulo, ok que a Tango perdeu o shinji Mikami que era a mente do estúdo, mas estes 2 estúdios faziam jogos de altissima qualidade, excepção para o redfall que não correu muito bem, isto é uma perca enorme!

Não compreendo, mas cada dia que passa vejo mais e mais estúdios de jogos SP a irem à vida e cada vez nascerem mais GAAS, sinto que os jogos AAA como conhecemos começam a ser cada vez menos e com investimentos mais curtos e sem arriscar muito mais em formúlas novas.

Espero que a Tango, renasça numa nova casa assim como a arkane Austin continue noutra sucursal da Arkane.
Jesus, isto é ridiculo!
Ler para trás que julgo que explica algumas dessas dúvidas.



Já agora lembrei-me de outro estúdio que perdeu o studio head recentemente... Ninja Teory. Espero que não seja isso o sinal que eles serão os próximos.
 
A Austin co desenvolveu o primeiro Dishonered. E também desenvolveu o Prey.

A Austin ajudou a desenvolver o primeiro Dishonored (tal como referi mais atrás), mas a equipa principal sempre foi a Arkane Lyon.

Tanto é que todo o universo do Dishonored, incluindo o 1º, têm muita influencia Francesa e isso é bastante notório quando se joga.

Quanto ao Prey, foi um dos dois jogos desenvolvidos em exclusivo pela Austin, o outro foi o Redfall. O game engine nem sequer foi o mesmo que a Arkane Lyon usa, que é o Void Engine, mas sim usaram o Cry Engine 4 para o Prey e o Unreal Engine para o Redfall.

O que se pode dizer é que a Arkane Austin fez 2 jogos, um grande jogo (Prey) e um mau jogo (Redfall). É mau e muito ingrato fecharem o estúdio, mas é a indústria atual que temos, ainda na semana passada a Take Two fechou 2 estúdios.

Seja como for, alguns developers da Austin foram reencaminhados para outros estúdios da Bethesda, logo menos mal. Pior é o caso da Tango, que esses fecharam e nenhum developer foi aproveitado.
 
Última edição:
@Nerusonu Sim, tens de te preocupar com a Ninja Theory. O Hellblade 2 está numa situação semelhante à do Hi-Fi Rush, ou seja, é um jogo single player disponível no dia de lançamento no serviço e sem qualquer monetização adicional, além de que é um projeto com um longo período de desenvolvimento. Vai depender de quais sejam as atuais métricas de sucesso que tenham imposto, se bem que o Hi-Fi Rush também tinha sido um sucesso em todas as métricas e aconteceu o que aconteceu.

 
Sem números de vendas é sempre complicado julgar o sucesso de um jogo.

E a este ponto acho que o Phil tem que dar a vaga, últimos anos dele tem sido prego atrás de prego.
Nunca o vi como o messias que muitos fizeram dele.

https://x.com/dmc_ryan/status/1787923966616813619

https://x.com/andy_vgc/status/1787845704183922947
Tenho quase a certeza que isto não é uma decisão fácil e iniciada pelo Phil. O próprio Mike Ybarra fez um tweet sobre isso.

Isto é decisão da MS, não da Xbox division, quase de certeza. Não de fechar estes estúdios em particular mas de fechar estúdios.

Como defensor acérrimo da Xbox por ser a minha marca favorita, custa-me bastante porque provavelmente isto também vai acontecer à Ninja Theory.

Como tech lead ainda me custa mais.

Objetivamente... Bem tirando as emoções de lado, estes estúdios não entregaram jogos que tenham tido sucesso comercial... E os shareholders não recebem dividendos a partir de tweets.
 
Isto é decisão da MS, não da Xbox division, quase de certeza. Não de fechar estes estúdios em particular mas de fechar estúdios.

O próprio Redfall tinha um grande update a sair em Maio, que esteve a ser desenvolvido e que simplesmente vai para o Lixo. O Hifi Rush ia sair na Switch e parece que já não vai, por isso o desenvolvimento que estava a ser feito também vai para o lixo.

Não me parece que o Phil deixasse isso acontecer, até porque é um amante de jogos. Deixava esses updates saírem e depois sim, fechava.

Dá a entender que a decisão veio mesmo de cima, de quem nem percebe nada de jogos. Ainda por cima começaram a ver a quantidade enorme de dinheiro que a ABK gera e devem ter pensado "Para que vamos estar a sustentar estúdios que mal geram dinheiro para pagar as próprias contas?"

Para quem percebe de jogos, parece uma decisão muito má, mas se a mesma tiver vindo de cima, é de gestores que não percebem nada de jogos, percebem é de números.
 
Anda pelo Reddit um rumor que o studio head da Tango quando saiu levou boa parte do estúdio com ele, não é uma desculpa para o que aconteceu mas pode explicar o porquê da decisão em parte
 
A Austin ajudou a desenvolver o primeiro Dishonored (tal como referi mais atrás), mas a equipa principal sempre foi a Arkane Lyon.

Tanto é que todo o universo do Dishonored, incluindo o 1º, têm muita influencia Francesa e isso é bastante notório quando se joga.

Quanto ao Prey, foi um dos dois jogos desenvolvidos em exclusivo pela Austin, o outro foi o Redfall. O game engine nem sequer foi o mesmo que a Arkane Lyon usa, que é o Void Engine, mas sim usaram o Cry Engine 4 para o Prey e o Unreal Engine para o Redfall.

O que se pode dizer é que a Arkane Austin fez 2 jogos, um grande jogo (Prey) e um mau jogo (Redfall). É mau e muito ingrato fecharem o estúdio, mas é a indústria atual que temos, ainda na semana passada a Take Two fechou 2 estúdios.

Seja como for, alguns developers da Austin foram reencaminhados para outros estúdios da Bethesda, logo menos mal. Pior é o caso da Tango, que esses fecharam e nenhum developer foi aproveitado.

A Austin so não co desenvolveu o segundo Dishonered porque estava a fazer o Prey.

É verdade que o Doshonered tem influências francesas mas também tem muitas outras. Não me parece que possas fazer uma ligação assim tão direta.

Tinha de se investigar mais. Mas acho um bocado injusto dizer que só fizeram dois jogos quando está documentado que desenvolveram o Dishonered também.

Acho que existe um vídeo da Noclip sobre o primeiro jogo, é uma questão de ir rever.

O que aconteceu há duas semanas também é muito grave, a única diferença é serem estúdios mais pequenos. A Roll7 passou de ganhar um Bafta pelo Rollerdrome, para um estúdio fechado em coisa de um ano.
Mesma situação da Tango.

@RuiBK acho o tweet relevante para manter a MS em check e os interessados na indústria atentos. Lembro muito bem que o tweet em questão foi usado várias vezes como validação do modelo do GP e do Hi Fi Rush em particular, sem qualquer acesso a métricas na altura e sobretudo a expectativas.
O Hi Fi Rush é um triste exemplo que nem um mega sucesso intitulado pelos responsáveis está a salvo… e nesse caso o que é que está a salvo?

Quanto à Insomniac estás a falar dos despedimentos? O estúdio não fechou e os despedimentos são industry wide infelizmente. Aqui estamos a falar na consequência mais grave de todas nesse sentido, fechar estúdios.
 
Última edição:
O Hi Fi Rush é um triste exemplo que nem um mega sucesso intitulado pelos responsáveis está a salvo… e nesse caso o que é que está a salvo?

Parece haver um consenso em relação a isto, mas eu não entendo. A restruturação pode ser vista como uma necessidade, para evitar flops como o Redfall, se não houver condições para se fazer uma boa gestão ou não haver recursos (talento) suficientes para garantir o sucesso do próximo título. Ou seja, o sucesso do passado não pode ser usado para prever o futuro se as circustâncias entretanto se alterarem.

Para mim a grande questão é o que quer dizer na produção de jogos - e se há de facto há um shift para GaaS em detrimento de SP.
 
Última edição:
A respeito da Tango, depois da saida do Mikami e parte da equipa que o seguiu, pode ter sido a razao para ter sido encerrado.
O que não deixa de ser infeliz, visto ser o unico estudio Japonês.
 
A respeito da Tango, depois da saida do Mikami e parte da equipa que o seguiu, pode ter sido a razao para ter sido encerrado.
O que não deixa de ser infeliz, visto ser o unico estudio Japonês.
Basicamente. Pode não ter nada a haver com o jogo ter sido um sucesso ou não. Ou atribuírem isso a algo relacionado com o Gamepass, que para mim é misturar o cu com as calças.
 
Se for para apostar no GamePass, têm de apostar em jogos live service e online, em jogos SP acabam por não ter lucro desejado. E depois, têm tanto por onde pegar e não fazem nada... por exemplo, vêm que os looter/extraction são um sucesso na comunidade, porque não pegam em recursos e apostam forte nisto, para um jogo pc/consola?? Se equipas pequeninas fazem o que fazem, imaginem com um orçamento 'sem fim' ... vêm que os story driven são jogos que marcam a indústria e potencializa a marca, porque não apostam nisto!? O Indiana Jones parece uma tentativa, mas pelos videos, não parece ter a qualidade necessária para tal.

São tantas coisas sem nexo, que parece que andam à deriva.
 
Honestamente, acho que a Microsoft tem uma incapacidade total de ler a sala. Adicionalmente, têm uma capacidade de comunicação semelhante à de uma batata. Não querendo olhar para isto como uma "guerra", é incrível como a MS consegue deslocar para si toda a atenção negativa quando a "rival" anda a dar tiros no pé. Já não é a primeira vez que isto acontece.

O maior problema é que no final das contas ninguém consegue compreender qual a estratégia e objetivo final da Microsoft para com a Xbox. Quando parece que estamos a ver um fio condutor e uma narrativa com sentido eis que surge uma qualquer ação que invalida tudo e só sobram incógnitas e confusão.

Atirar fora estúdios como o Toys for Bob e a Tango, que eram daqueles que a Xbox mais precisava para dar a diversidade que falta ao catálogo (a ideia da Xbox só querer saber de FPS não nasceu do vácuo), é um autêntico pontapé nas partes baixas.

Com a experiência que tenho do Windows Phone, parece-me que a longo prazo esse será o mesmo destino da Xbox. Antes de ser acusado de exageros, há paralelismos óbvios entre os dois (posição no mercado, compras significativas, a "mansidão" para com a concorrência, tiros no pé, ausência de lógica nas decisões, entre outras coisas). Andei em negação demasiado tempo com o WP, não repetirei o mesmo erro com a Xbox.

Certamente que haverá lá pessoal que sabe muito mais que um qualquer Português que comenta na Zwame, mas a percepção que fica é de um amadorismo enervante.

Claro está que isto também não é motivo para agir como uma criança e ir vender tudo o que se tem da Xbox. Continuo a gostar do ecossistema (Software e Hardware) e tenho um Backlog que dará facilmente para o resto da minha vida tendo em conta o tempo e paciência que tenho para jogar, mas não vejo um futuro nada risonho para esta Industria onde a SONY precisa mesmo de concorrência.

Não me parece que o Phil deixasse isso acontecer, até porque é um amante de jogos.

Este é um dos erros muitas vezes cometidos por nós a nível geral. Idolatramos muito facilmente pessoal (jogadores de bola, atores, escritores, políticos, gestores, etc.) de quem só conhecemos uma pequena faceta de todo o seu ser.

Não nos conhecemos a nós a 100%, quanto mais alguém que só conhecemos através da Internet.
 
Quem se escapou de boa foi a Toys for Bob. Ainda acabava a ir pelo mesmo caminho.

Agora tenho muito receio da Double Fine. Especialmente tendo em conta o quão caóticas e caras são as produções do Tim Schafer.

Basicamente. Pode não ter nada a haver com o jogo ter sido um sucesso ou não. Ou atribuírem isso a algo relacionado com o Gamepass, que para mim é misturar o cu com as calças.

Certamente não ajudou.
Mas podiam ter reforçado o estúdio desde as saídas se fosse para apostar.

Relembro que o Hi Fi Rush não foi dirigido pelo Mikami, haviam pessoas de grande valor dentro da Tango claramente. O jogo nada tem a ver com o registo da empresa, o que o tornou ainda mais especial.

O GP é uma conversa muito mais extensa.
O cu tem mesmo a ver com as calças porque se trata de definir o que hoje é afinal um sucesso para MS. O que se vê é que não dá muito para confiar em toda a PR talk à volta do serviço e do que se define como sucesso.
E o push multi plataforma também abona nesse sentido.

Tenho quase a certeza que isto não é uma decisão fácil e iniciada pelo Phil. O próprio Mike Ybarra fez um tweet sobre isso.

Isto é decisão da MS, não da Xbox division, quase de certeza. Não de fechar estes estúdios em particular mas de fechar estúdios.

Como defensor acérrimo da Xbox por ser a minha marca favorita, custa-me bastante porque provavelmente isto também vai acontecer à Ninja Theory.

Como tech lead ainda me custa mais.

Objetivamente... Bem tirando as emoções de lado, estes estúdios não entregaram jogos que tenham tido sucesso comercial... E os shareholders não recebem dividendos a partir de tweets.

Até pode ser, mas temos mesmo de parar de defender as figuras que simpatizamos. Especialmente aquelas que estão numa hierarquia superior.

O Phil é realmente uma figura simpática, um gamer genuíno que é impossível de alguma forma não gostar.

Mas também é um líder.

Neste mundo de tech e de empresas multi nacionais o que é comum é os falhanços (sim porque despedir pessoas tem de ser visto sempre como algum tipo de falhanço - geralmente tem a ver com tentativa de crescimento desenfreado) nunca produzirem consequências para os higher ups.

Quem sofre são sempre os empregados base, os despedidos, os outros mostram uns pêsames.
Isto é válido para o Phill mas obviamente ainda mais para o Nadella e afins.
Lá está, veio da MS a decisão? Então foi a MS que cresceu demais. Ou seja, andou de cheque branco a comprar estúdios e agora não consegue manter as pessoas.

Isto tem de ser visto como uma falha da gestão. E deviam haver consequências no mesmo sentido.
 
Última edição:
Parece que foi claramente pensado e propositado, para quem conhece o Humble Bundle, o Hi-Fi Rush foi precisamente um dos jogos da subscrição mensal "Humble Choice" e com um deadline de activação até 3 Junho, o que não é de todo habitual acontecer.
 
Back
Topo