Iniciar em programação

O meu avatar anterior era com esta que se segue.
Este sim é um desenho feito por mim.

008.jpg
 
é assim desde ja nao quero questionar o que os outros disseram anteriormente sobre este tema.. mas penso que para quem comeca a programar, de certeza que irá encontrar dificuldades a nivel de transpor o problema a resolver para a programaçao..
E nada como PSEUDOCODIGO para ajudar nisso, pois é uma "linguagem" em que tem como objectivo ensinar a lógica de programacao.. Penso que para iniciantes seja a melhor soluçao inicial..


quanto ao livro do luis damas "Linguagem C" eu ja o vi algures num site brasileiro para free download.. assim que o encontrar posto o link aqui..
o formato se nao me engano esta em PDF

Cumprimentos...
 
Boas...

Eu comecei agora a interessar-me por programação, mas não pesco nada disto...

Comecei por ler alguns tópicos, mas só apanhei que começar pela linguagem C é mais fácil, e pouco mais... :(

Já instalei o Dev-C++, que parece que tb dá para linguagem C, mas tb n pesco nada do programa...

Alguém me dá uma ajudinha, sobre como me iniciar e o que fazer???
 
Oi pessoal. Eu, pessoalmente, comecei a programar em MatLab. Aprendi a organização e estruturação de um programa, sintaxe básicas (if's, for, while, switch, ...) e ainda fiz algumas coisas todas engraçadas com recursos mais avançados da própria linguagem (videos com câmaras web, edição de imagem, ...).

Agora, programo em C++, MySQL e PHP. Aconselho que para começar seja o C. É aquela linguagem que nos dá realmente a noção do que é programar, algoritmia, interacção com memória, etc. Depois, passar para o C++ e aprender bem o conceito de classes.

Quanto a bibliografia recomendada, o Baderous já tratou disso. Têm aqui tudo o que precisam.

Mais uma coisa. Para quem falou do livro de VB do Nuno Nina (VB 5.0, se não me engano), esse livro (na minha opinião) é péssimo para quem se quer iniciar em VB. Eu quando tentei aprender VB comprei esse livro e agora só detesto a linguagem.

Vá, cumps
 
Mais uma coisa. Para quem falou do livro de VB do Nuno Nina (VB 5.0, se não me engano), esse livro (na minha opinião) é péssimo para quem se quer iniciar em VB. Eu quando tentei aprender VB comprei esse livro e agora só detesto a linguagem.

Então é caso para dizer que esse livro é excelente, ensina o que há a ensinar sobre vb.. que é: "afastem-se desta linguagem" :p
 
Então é caso para dizer que esse livro é excelente, ensina o que há a ensinar sobre vb.. que é: "afastem-se desta linguagem" :p

Ora nem mais. Aliás, se aquilo é uma linguagem de programação...

C/C++/JAVA/PYTHON/PHP são, para mim, as verdadeiras linguagens dos dias de hoje.

Evitem começar por VB. Aquilo de programação realmente dito não tem muito.

Vá, cumps
 
olha que o php e mto bom, mesmo...:P
bem, o python...e o que dizer do metodo de abrir/fechar instruçoes condicionais com identação? Lindo...
e se se criasse uma thread para dizermos mal das linguagens de programação que odiamos? ;)
 
Última edição:
Eu comecei com java e tenho a dizer que adoro a linguagem :P
Com um alto nivel de abstracção, muito bem estruturada e organizada e introduz conceitos importantes como programação orientada a objectos e a noção de cliente/fornecedor.

Completamente oposto, a segunda linguagem foi... assembly :P
É lógico que fazer programas complexos é praticamente impensavel, mas considerei bastante importante, pois uma pessoa fica com a noção do que o processador consegue realmente fazer ou não, das operações numa linguagem de alto nivel que gastam mais ou menos instruções do processador, etc. muito interessante sem duvida, mas dá cabo da cabeça a um gajo ahaha :P
 
Última edição:
Back
Topo