Iniciar em programação

Apesar de cada vez se usar menos a um nível industrial, PASCAL é sem dúvida uma excelente escolha para um iniciante em programação. Nesta linguagem não é difícil aprender as bases e depois terás muito mais facilidade em passares para outra linguagem mais comum nos dias de hoje.

Vá, cumps
 
Irei fugir um pouco ao tópico... mas não muito... já que estamos a falar de programação... :wink:
Alguém me sabe dizer onde se pode tirar e quanto custa um curso profissional de programador... sei C++, Java, mas não sei PHP, e outras... é a minha área favorita em informática... claro que também ainda não dei muito doutras áreas... mas gostava de poder começar já a trabalhar como programadora e continuar os estudos à noite... mas claro que não tenho, a meu ver, conhecimentos/experiência de programação suficiente para conseguir arranjar trabalho na área, já que os meus conhecimentos podem ser considerados apenas entre o razoável e o bom conforme seja Java ou C++ respectivamente... (gosto mais de C++ do que de Java...:)) portanto nada melhor do que um curso técnico... para ficar com um certificado profissional que me permitisse aumentar os conhecimentos e arranjar um trabalho na área da programação... Por isso... sabem que escolas têm cursos nessa área, quais os certificados necessários e quais os valores praticados...?

Obrigada!
 
Última edição:
Boas pessoal!

Já sei programar (basico) a uns anitos, comecei com pascal, depois C.
Actualmente na faculdade ando a aprender matlab, mas tava interessado em dedicar algum do tempo livre a aprender java. Acham que a partida, safo?

abraço
 
Boas pessoal!

Já sei programar (basico) a uns anitos, comecei com pascal, depois C.
Actualmente na faculdade ando a aprender matlab, mas tava interessado em dedicar algum do tempo livre a aprender java. Acham que a partida, safo?

abraço

Acho que java é uma linguagem bastante facil de se aprender sozinho, porque há montes de informação com qualidade e dirigida às pessoas que pouco ou nada sabem.
Com os tutorials da Sun é quase impossivel alguem nao conseguir aprender java ;)
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/
 
Código:
#include <stdio.h>

main()
{
        printf("Ola mundo!\n");
        system("pause");

}

Comecei a iniciar-m em programação e sempre que faço os exercicios do "Linguagem C" de Luis Damas dão resultado, mas n consego ver o resultado, porque a linha de comandos do Windows fecha logo...

já tentei pôr o "system("pause");", mas o compilador (Dev-C++) dizia:

'systempause' undeclared (first use this function)
(Each undeclared identifier is reported only once for each function it appears in.)

O que é que isto quer dizer, e o que é que quer dizer???
 
Não uses o system("PAUSE"), coloca antes um getchar(); no fim da main.

Código:
#include <stdio.h>

main()
{
        printf("Ola mundo!\n");
        [COLOR=Red]getchar();[/COLOR]

}
 
Boas pessoal!

Já sei programar (basico) a uns anitos, comecei com pascal, depois C.
Actualmente na faculdade ando a aprender matlab, mas tava interessado em dedicar algum do tempo livre a aprender java. Acham que a partida, safo?

abraço

Como já aqui foi dito, JAVA é simples de aprender sozinho, ainda para mais por uma pessoa que já tem conhecimentos em C.

Disses-te que andas a aprender MatLab na faculdade. Qual é a tua faculdade?

Vá, cumps
 
Heys. Visto que devo entrar no técnico este ano, e vou ter uma disciplina de programação e nunca me interessei pela mesma, queria ver se lhe começava a dar uns toques.

Tendo o Mac, saquei isto do Xcode, e tentei fazer um simples hello world como vocês indicam. Não deu. Despues reparei que ele já vem como predefinição com um Hello World dele:

Código:
#include <stdio.h>

int main (int argc, const char * argv[]) {
    // insert code here...
    printf("Hello, World!\n");
    return 0;
}
Mas aquilo tem umas linguagens diferentes, umas cenas que eu não entendo, um "int" antes do main e coisas assim.

Acham que seria melhor instalar o ubunto para começar nisto?

Obrigado.
 
Tendo o Mac, saquei isto do Xcode, e tentei fazer um simples hello world como vocês indicam. Não deu.

"Não deu" pode significar muita coisa. O que é que não deu? Não gerou o executável? Deu erros ao compilar?


Mas aquilo tem umas linguagens diferentes, umas cenas que eu não entendo, um "int" antes do main e coisas assim.

Na realidade, "int main" é a forma correcta de escrever a função main (embora alguns livros possam dizer o contrário). "int" é um tipo de variável, um número inteiro (que vais aprender à medida que segues um tutorial de C; se já não estiveres a fazer isso, aconselho a fazeres). Basicamente, a função main devolve um número inteiro ("return 0;"). Para já, usa esse programa como template. Para fazeres um programa teu, é só substituir estas linhas...

Código:
// insert code here...
printf("Hello, World!\n");
...pelo teu código. Boa sorte.
 
Deu erros ao compilar. Executei isto:

Código:
main () {
    // 
	printf("Hello, World!\n");
    
}

e o Xcode diz-me, na linha asseguir ao main, "Warning: return type defaults to 'int' "

Thanks ;)
 
Deu erros ao compilar. Executei isto:

Código:
main () {
    // 
    printf("Hello, World!\n");
    
}
e o Xcode diz-me, na linha asseguir ao main, "Warning: return type defaults to 'int' "

Thanks ;)

Warning (aviso) ≠ Erro. De qualquer maneira, isso é precisamente o que eu estava a dizer: a maneira correcta é escrever int main(). Mais correcto ainda é int main(void) ou, se quiseres argumentos da linha de comandos, é como mostraste:
int main (int argc, const char * argv[])
 
Desenterrando este topico,

para alguem que precisa de aprender JAVA mas que nao tem praticamente nenhumas noçoes de progamaçao... qual o caminho a seguir?
 
Desenterrando este topico,

para alguem que precisa de aprender JAVA mas que nao tem praticamente nenhumas noçoes de progamaçao... qual o caminho a seguir?
no
vas a net youtube e tens tuturiais aos montes, ou compras um livro, (um bom livro para iniciantes), ou entao procuras na net sites com cursos em java.
aprender java nos dia que correm é mt facil hoje em dia
 
Boas...
Digo que não li as mensagens todas, li as iniciais + outros topicos parecidos e pelos vistos todos dizem para aprender C.
Já dei VB no 12º, matlab e um bocadinho de C ou C+ (não me recordo xD) na uni e percebi que é uma mais valia saber programar uma linguagem a serio, o problema é que ha tantas e queria aquela que, digamos, pode ser a mais utilizada. Comecei aprender html/css com um site (bastante bom, mas depois projetos e cenas desse genero já se paga, mas as aulas são todas free) e java (comecei porque me disseram que dava para fazer app ^^'). Agora tou um bocado perdido, sinceramente nem sei porque quero aprender é mais (tenho tempo livre, é uma mais valia, pode ser fixe), sem saber se devo continuar java, se mais vale aprender C como dizem ou até aprender outras.

Se puderem dar opiniões agradecia ;)
 
Boas...
Digo que não li as mensagens todas, li as iniciais + outros topicos parecidos e pelos vistos todos dizem para aprender C.
Já dei VB no 12º, matlab e um bocadinho de C ou C+ (não me recordo xD) na uni e percebi que é uma mais valia saber programar uma linguagem a serio, o problema é que ha tantas e queria aquela que, digamos, pode ser a mais utilizada. Comecei aprender html/css com um site (bastante bom, mas depois projetos e cenas desse genero já se paga, mas as aulas são todas free) e java (comecei porque me disseram que dava para fazer app ^^'). Agora tou um bocado perdido, sinceramente nem sei porque quero aprender é mais (tenho tempo livre, é uma mais valia, pode ser fixe), sem saber se devo continuar java, se mais vale aprender C como dizem ou até aprender outras.

Se puderem dar opiniões agradecia ;)

Linguagens a sério? Esse modo de entrar não é lá muito bom, todas são linguagens a sério, a seriedade depende do que as usa em ser sério a usar, dentro disso os que mais sérios são , são os que programam ali directo código baixo nível.
Todas as linguagens são sérias, o que tu deves aprender deve ser escolhido segundo duas propostas gerais - o que queres fazer (que mercado queres aproveitar? que função queres que faça ...) ; que tipo de conteúdo explicado em det. lugar ou por alguém te entra melhor na "tola".
Tens até livros que falam já em lógica da programação em geral , fazem um apanhado de mais ou menos os pontos de contacto entre vários tipos de linguagens diferentes , creio eu.

Se tu queres aprender java vai aqui ao amigo das pildoras informaticas , melhor do que isso nem a pagar->

[youtube]
[/youtube]

Se quiseres aprender para web dev, não é java que tens de aprender é javascript (java derivado para web), node.js essas coisas , + PHP, Mysql, essa catrafada toda , não sei se compensa o esforço o mundo web muda constantemente e vai por modas a única coisa fixa é o HTML CSS depois tens de aprender o javascript o PHP o Mysql e como vai por modas de vez em quando surge mais uma e toca a aprender mais uma linguagem ou serviço ou configuração etc , se for para uma pessoa nova meter-se em tanto atrito vai gerar muitas dores de cabeça acho eu e provavelmente confundir por exemplo HTML CSS não são programação uma é regra etiqueta outra é aplicação de estilo á regra etiqueta .
Tb tens cursos desses no mesmo canal sobre web content HTML/CSS/PHP/Javascript é só veres.

Pegas num caderno e começas no caderno a escrever código e passas a editor, o processo de escrita e depois edição em digital ajuda-te a interiorizar melhor as coisas e se puderes comprar um livro em papel lêr em papel algo adicional tb ajuda.

Agora isso das linguagens à séria todas elas são.
O Java realmente tem é a vantagem de ser multi plataforma funciona em vários sistemas operativos e claro é das linguagens da moda das mais usadas hoje em dia nisso estás certo.

Eu nisso sou sincero uso uma e pronto quem for por modas que use várias a minha cabeça não dá para muitas e "sabe Deus para saber uma quanto mais duas ou mais" , é melhor ter pouquinho e bom que muito e mau, mas o mercado pede cada vez mais entendidos em tudo a poder ser , se puderes saber todas tanto melhor.

Uma outra coisa que deves ter em atenção é se vale a pena dedicares muito tempo a aprender, muitas pessoas começam não com uma ânsia de aprender por interesse próprio mas porque vêem que os programadores têm emprego, ora começar a programar por isso é um erro , ninguém te dá emprego sem tu teres um canudo como programador ( um curso Universitário ligado ao ramo matemáticas - informática . programador) e se to derem foge deles que a empresa ou é falida ou é para falir. → Aqui entra o ver as linguagens como mais valia para ti segundo o que já tens como bagagem de estudos, se o teu curso é de sociologia por exemplo pouco ou nada influi tu saberes programar para ser real vantagem de conhecimentos associado à tua especialidade.
 
Última edição:
Eu quando disse "linguagem a sério" referia-me a mim em aprender algo bem e não apenas os básicos, referia-me a dedicar-me mesmo a só uma ou duas, em vez de muitas. Como disseste, também já tinha percebido que para web é preciso uma catrafada de linguagens, por agora aprendi apenas html/css que pareceram-me as basicas para web.


Sinceramente, não sei mesmo o que quero fazer... se calhar jogos, apps, não sei...
Agora tinha começado o java porque me disseram que dava para apps e quando vi até me pareceu normal para mim (ou seja, não muito difícil de perceber o código) e continuei. Agora estava era procura de outro tipo de linguagem, uma que tenha grande procura para que dê mais saídas.
 
Eu quando disse "linguagem a sério" referia-me a mim em aprender algo bem e não apenas os básicos, referia-me a dedicar-me mesmo a só uma ou duas, em vez de muitas. Como disseste, também já tinha percebido que para web é preciso uma catrafada de linguagens, por agora aprendi apenas html/css que pareceram-me as basicas para web.


Sinceramente, não sei mesmo o que quero fazer... se calhar jogos, apps, não sei...
Agora tinha começado o java porque me disseram que dava para apps e quando vi até me pareceu normal para mim (ou seja, não muito difícil de perceber o código) e continuei. Agora estava era procura de outro tipo de linguagem, uma que tenha grande procura para que dê mais saídas.

A que tem mais procura ou uma delas é java e é a que dá mais saídas tudo quer isso ou C / C++ que são as linguagens do "mercado" .
Tens as duas possibilidades ou uma coisa mais dedicada a software em sí ou para a Web.

Mas volto a referir-te se for por interesse próprio é bom saber fazer um programa nem que seja pequenino não é perda de tempo aprender a programar se tens esse interesse, agora se for para trabalho e não fores dotado de um curso Univ. como programador pouco te vale aprender a programar se a tua área de estudos é outra, quem tira os cursos é quem as empresas querem acho eu. Aliás quem aprende a programar por modo autodidacta não é programador pelo menos no inicio é um mero interessado em programação , um bom programador abaixo de dez anos a bater código ler e refazer dificilmente se apanha mesmo quem sai da Univ sai muito verde demora mais um tempinho a amadurecer e tem de manter o dia a dia de ler e reler código senão vai perdendo integração com ele (isto dito por quem entende de programação avançada é o que vejo escrito em alguns lugares) , isto da programação não é a la moda Activar Portugal, por cá é que pensam assim. Hack black and white , crack ... write.

Há uma coisa que sim dá dinheiro e é a animação 3D e aí se tiveres talento ou queda para a arte , para a criatividade podes safar-te nessa área sem conhecimento nenhum a não ser de um pouco de programação para Blender é que aí na animação em sí não se trata de código mas sim de talento genuíno para montar cenas , perspectivas jogos de luz etc etc, aí acho que é uma área que já depende mais do talento da pessoa em sí que da matéria teórica , na prática é o talento da pessoa que a pode por exemplo levar a fazer um filme - mas aqui precisas de máquinas muito boas para fazeres isso num estúdio privado.

Se tiveres algum jeito para desenho , coisas criativas dentro de vídeo e animação acho que podes aproveitar porque aí ganha-se dinheiro e eu acho que é um nicho ainda muito em expansão , eu era coisa que gostava de fazer mais mas não tenho máquinas nem estúdio nem jeito ehehe senão tentava lançar a minha série !estúpida e arrogante! e depois se alguém quisesse e gostasse começava a poder ter público para vender .
Em Portugal por exemplo não existe nenhum projecto como os que eu já conheci. Sei de casos que começaram como passatempo e depois começaram a ganhar dinheiro com o apoio do público que queria os episódios da série a saírem na net e de forma independente estúdios independentes começaram a forjar caminho e no fim até patrocínio tinham.
Aí nesse nicho em concreto sim! basta ter talento e máquinas , se fores bom vêem bater-te à porta.

É outra ideia que te deixo, gostava de ver um projecto desse tipo cá em Portugal quem sabe tu não sabes de desenho e gostas tb de animação - é pegar no Blender e no 2D e dar asas ao talento.

Força.
 
Última edição:
A que tem mais procura ou uma delas é java e é a que dá mais saídas tudo quer isso ou C / C++ que são as linguagens do "mercado" .
Tens as duas possibilidades ou uma coisa mais dedicada a software em sí ou para a Web.

Mas volto a referir-te se for por interesse próprio é bom saber fazer um programa nem que seja pequenino, agora se for para trabalho e não fores dotado de um curso como programador pouco te vale saber programar, quem tira os cursos é quem as empresas querem acho eu.

Há uma coisa que sim dá dinheiro e é a animação 3D e aí se tiveres talento ou queda para a arte , para a criatividade podes safar-te nessa área sem conhecimento nenhum a não ser de um pouco de programação para Blender é que aí na animação em sí não se trata de código mas sim de talento genuíno para montar cenas , perspectivas jogos de luz etc etc, aí acho que é uma área que já depende mais do talento da pessoa em sí que da matéria teórica , na prática é o talento da pessoa que a pode por exemplo levar a fazer um filme - mas aqui precisas de máquinas muito boas para fazeres isso num estúdio privado.

Se tiveres algum jeito para desenho , coisas criativas dentro de vídeo e animação acho que podes aproveitar porque aí ganha-se dinheiro e eu acho que é um nicho ainda muito em expansão , eu era coisa que gostava de fazer mais mas não tenho máquinas nem estúdio nem jeito ehehe senão tentava lançar a minha série !estúpida e arrogante! e depois se alguém quisesse e gostasse começava a poder ter público para vender .
Em Portugal por exemplo não existe nenhum projecto como os que eu já conheci. Sei de casos que começaram como passatempo e depois começaram a ganhar dinheiro com o apoio do público que queria os episódios da série a saírem na net e de forma independente estúdios independentes começaram a forjar caminho e no fim até patrocínio tinham.
Aí nesse nicho em concreto sim! basta ter talento e máquinas , se fores bom vêem bater-te à porta.

É outra ideia que te deixo, gostava de ver um projecto desse tipo cá em Portugal quem sabe tu não sabes de desenho e gostas tb de animação - é pegar no Blender e no 2D e dar asas ao talento.

Força.
Por partes,
Também acho que se não tiver um curso em programação, pouco me vale aprender, mas digamos que estou em engenharia mecânica (não é bem ligado para a programação) contudo acredito que se souber é uma mais valia.
Também pensei em aventurar-me por ai, até porque já tenho/tinha pratica com photoshop e até andei a mexer umas cenas no adobe premier etc, mas nunca muito a sério até porque faltam ideias. Por exemplo, não acho que sejam preciso boas máquinas para criares algo no ambito da animação, podes fazer algo animado ou video para o youtube, o problema é que cada vez mais à canais do youtube portanto para se ganhar algum reconhecimento, levando o seu tempo etc, acho que é preciso ser algo inovador e aí é que falha, faltam ideias xD
 
Back
Topo