Iniciar em programação

Por partes,
Também acho que se não tiver um curso em programação, pouco me vale aprender, mas digamos que estou em engenharia mecânica (não é bem ligado para a programação) contudo acredito que se souber é uma mais valia.
Também pensei em aventurar-me por ai, até porque já tenho/tinha pratica com photoshop e até andei a mexer umas cenas no adobe premier etc, mas nunca muito a sério até porque faltam ideias. Por exemplo, não acho que sejam preciso boas máquinas para criares algo no ambito da animação, podes fazer algo animado ou video para o youtube, o problema é que cada vez mais à canais do youtube portanto para se ganhar algum reconhecimento, levando o seu tempo etc, acho que é preciso ser algo inovador e aí é que falha, faltam ideias xD

Eu do Blender sei alguma coisa e aquilo em máquinas caseiras não dá , daí eu falar em abiente estúdio pcs montados com esse fim, 3000 a 4000 euros que valem, o meu pentium não dá para isso ehehe e sim para animação profissional para venda é preciso muito processador e gráfica não é um pc qualquer que serve existem estúdios para valerem 30 000 euracos, sistema render vários pcs conectados, som , retoque, pré-montagem etc... eu conheço um Australiano que trabalha em casa e vive disso e o estúdio dele é ouro! No Blender é mestre.

Mas se não és bom em criatividade e desenho voltado a digital é outra coisa que não vale a pena iniciar.

Resta a programação, é assim se tiveres cunha em alguma empresa vale a pena aprenderes java por motivos de empregabilidade , mas sem cunha não estou a ver o director escolher um tipo sem curso de Univ, podendo escolher um que vem da Univ. Também não é um bicho de sete cabeças se o intuito é programar ocupar o tempo e tu até gostas de programação não perdes nada , é mais um saber para a bagagem e quem sabe até podes ter a sorte de ter um dia uma oportunidade impossíveis não existem nisso, e a esperança é a nossa maior amiga nestas coisas.
Java é uma boa linguagem para aprender para o mercado das mais usadas sem dúvida.

Se sabes de Eng. Mecânica os drones ? não dariam para encaixar aí também é outra coisa que está em crescimento agora, não demora muito temos aí os carros voadores por exemplo.
Um tipo que se lembre de fazer robôs que limpem casa do tipo drone é capaz de ver a sua ideia logo patrocinada?

Outra coisa que eu gostava de fazer tb Drones, eheh.


Segue o que o teu coração sentir que quer , não perdes nada em aprender a programar é até muito bom mas não deposites nisso uma via de empregabilidade certa se não tens curso de Univ. .
 
Eu do Blender sei alguma coisa e aquilo em máquinas caseiras não dá , daí eu falar em abiente estúdio pcs montados com esse fim, 3000 a 4000 euros que valem, o meu pentium não dá para isso ehehe e sim para animação profissional para venda é preciso muito processador e gráfica não é um pc qualquer que serve existem estúdios para valerem 30 000 euracos, sistema render vários pcs conectados, som , retoque, pré-montagem etc... eu conheço um Australiano que trabalha em casa e vive disso e o estúdio dele é ouro! No Blender é mestre.

Mas se não és bom em criatividade e desenho voltado a digital é outra coisa que não vale a pena iniciar.

Resta a programação, é assim se tiveres cunha em alguma empresa vale a pena aprenderes java por motivos de empregabilidade , mas sem cunha não estou a ver o director escolher um tipo sem curso de Univ, podendo escolher um que vem da Univ. Também não é um bicho de sete cabeças se o intuito é programar ocupar o tempo e tu até gostas de programação não perdes nada , é mais um saber para a bagagem e quem sabe até podes ter a sorte de ter um dia uma oportunidade impossíveis não existem nisso, e a esperança é a nossa maior amiga nestas coisas.
Java é uma boa linguagem para aprender para o mercado das mais usadas sem dúvida.

Se sabes de Eng. Mecânica os drones ? não dariam para encaixar aí também é outra coisa que está em crescimento agora, não demora muito temos aí os carros voadores por exemplo.
Um tipo que se lembre de fazer robôs que limpem casa do tipo drone é capaz de ver a sua ideia logo patrocinada?

Outra coisa que eu gostava de fazer tb Drones, eheh.


Segue o que o teu coração sentir que quer , não perdes nada em aprender a programar é até muito bom mas não deposites nisso uma via de empregabilidade certa se não tens curso de Univ. .
Isto já está a ficar um bocado offtopic mas cheguei a mexer no keyshot (mais para renders, mas até dava para animar cenas, muito rodimentares) cheguei a mexer em flash, mas esse bolder parece fixe... Animação 3d e tal, mas isso são cenas que para ficar bem leva bastante tempo e pratica
 
Como adicional em relação à tua questão eu estava mesmo agora num fórum diferente a ver o perfil de um entrante para fazer parte de uma equipa de programação voltada aos usuários do fórum (a temática do fórum não é programar mas Hack) e tal como vemos já começa a haver muita gente a aparecer com bagagem em distintos tipos de programação seja básico ou avançado alguns exemplos →

Um
> C (Intermedio - Avanzado)
> C++ (Intermedio - Avanzado)
> Java (Intermedio)
> Python (Intermedio)
> Lenguaje M (Basico)
> Haskell (Basico)
> JavaScript (Basico)
> Objective C (Basico)
> Swift (Basico)
> Shell Script (Basico)
> Prolog (Basico)

Outro
PHP (Avanzado)
HTML/5 CSS Javascript (Intermedio)
SQL (Mysql) (Intermedio)
Python (Basico)
C/C++ (Intermedio)
Java (Basico - Intermedio)
Batch?

Outro
Java (Medio/Alto)
C (Medio)
C++ (Medio/Bajo)
Python (Bajo)
MariaDB/MySQL (Medio)
Cassandra (Medio, con Astaynax como ORM)

Outro
SQL(Jobs,DTS,SSIS,RPTSVR)[Avanzado]
C (Intermedio)
C++ (Intermedio)
Java (Basico)
HTML5/css3 (Intermedio)
JavaScript (Basico)

Alguns deles chegam com :
Prácticas y proyectos universitarios

Curisos que metem alguns o HTML como programação e não chega a ser, é moda agora HTML é programação eheh.

Outros não coloco que tinha que andar a editar a parte dos RAts eheeh.

Isto tb leva a pensar se não haverá já mais programadores que clientes ehehe, andamos todos no tempo livre.

Pensa também em como a programação te pode ajudar no que tu já tens como bagagem.
Eu acima dei o exemplo de um sociólogo , para curriculo dele não tem sentido saber programação, no entanto se a souber pode por exemplo criar um programa que ele ache que precisa que o ajuda na sua profissão sem ter de pedir a ninguém que lho faça, o que ele não deve ver é a programação como método para não tendo estudos Univ nela fazer dela profissão.
Acho que é assim se o teu curso não é programação deves vẽ-la como um bem adicional que pode ser-te útil. Acho que assim se entende bem, sem cunha, não criem falsas expectativas, é como disse acima comparar um cv certificado e não certificado é capaz de fazer diferença no ramo.

Força.
 
Última edição:
para coisas mais pesadas tipo cad, blender, aplicacoes graficas pesadas, usa-se muito servidores exemplo hp dl 380p com graficas NVIDIA Quadro, em ambiente virtual remoto com thin clients...
cada thin client liga-se ao servidor por rede e apenas transfere a imagem gerada no servidor...
tem o poder dos intel xeon :P e a ram pode ir ate aos 512 MB
da para usar varias pessoas...

http://www8.hp.com/h20195/v2/GetPDF.aspx/c04123180.pdf

compensa mais que comprar maquinas dedicadas por pessoa...
 
Sim, é mais para esse intuito, aprender por ser uma mais valia e porque poderei precisar de saber algumas coisas basicas e não porque vou mesmo usar e entrar numa empresa para programar.
 
Sim, é mais para esse intuito, aprender por ser uma mais valia e porque poderei precisar de saber algumas coisas basicas e não porque vou mesmo usar e entrar numa empresa para programar.

Nesse caso o Java serve que nem luva.
Depois de aprenderes a primeira podes passar para outras se quiseres, ao entenderes mais ou menos os conceitos de uma e do que envolve programar em geral -a importância das sintaxes etc - , é-te depois sempre mais fácil passar para outra linguagem a pouco e pouco , a primeira é a que custa mais porque estás mesmo a zero depois as outras já é mais questão de adaptar-se a elas e que elas te cativem tb e claro temos a internet para as ajudas de sintaxe etc , não se pode trazer tudo na cabeça.
 
Nesse caso o Java serve que nem luva.
Depois de aprenderes a primeira podes passar para outras se quiseres, ao entenderes mais ou menos os conceitos de uma e do que envolve programar em geral -a importância das sintaxes etc - , é-te depois sempre mais fácil passar para outra linguagem a pouco e pouco , a primeira é a que custa mais porque estás mesmo a zero depois as outras já é mais questão de adaptar-se a elas e que elas te cativem tb e claro temos a internet para as ajudas de sintaxe etc , não se pode trazer tudo na cabeça.
Eu por acaso já tenho algumas bases, e já fiz umas aulas no codecademy para interiorizar os conceitos mais basicos, agora é ver se encontro cenas mais complicadas e praticar... Obrigado ;) por acaso, dou-me bem com o java e com html/css
 
Viva,

Gostava de me (re)iniciar nestas coisas da programação. em tempos tive umas aulas de C/C++ mas na altura nunca me dediquei muito e entretanto com o passar do tempo também me esqueci da maior parte das coisas... ficaram apenas alguns conceitos básicos do tempo do Pascal lol

Bom, queria ir para C para poder programar coisas no Arduino, mas tenho uma dúvida em relação a que programa usar para programar em C. Vi o tópico do "Tudo o que precisas de saber" e vi lá o Eclipse, que me parece bem. É bom para quem está a iniciar ou há melhores?
 
Viva,

Gostava de me (re)iniciar nestas coisas da programação. em tempos tive umas aulas de C/C++ mas na altura nunca me dediquei muito e entretanto com o passar do tempo também me esqueci da maior parte das coisas... ficaram apenas alguns conceitos básicos do tempo do Pascal lol

Bom, queria ir para C para poder programar coisas no Arduino, mas tenho uma dúvida em relação a que programa usar para programar em C. Vi o tópico do "Tudo o que precisas de saber" e vi lá o Eclipse, que me parece bem. É bom para quem está a iniciar ou há melhores?

Boas,

Como sugestão visto que eu estou a fazer o mesmo, e parece ser interessante, ainda só vou na week 2, mas estou a gostar. Sugiro o CS50, que se encontra no site edx.org, com o seguinte link https://www.edx.org/course/introduction-computer-science-harvardx-cs50x (não sei se estou a infringir alguma das regras do forúm, se for o caso, apaguem o que não poder estar). Basicamente tens uns vídeos para cada semana, 2 de 50 min, aproximadamente, em que são as aulas leccionadas em Harvard sobre a referente disciplina, e depois tens pequenos vídeos que explicam em mais detalhe, por exemplo loops, strings, etc. No final, de cada semana, tens alguns exercícios para resolver em que utiliza um site cloud9, onde programas lá e executas através de um terminal aquilo que programaste. Para além disso, existe uma grande comunidade, facebook e etcs, que te podem ajudar a resolver possíveis questões que tenhas ao longo da tua aprendizagem.
 
Boas,

Como sugestão visto que eu estou a fazer o mesmo, e parece ser interessante, ainda só vou na week 2, mas estou a gostar. Sugiro o CS50, que se encontra no site edx.org, com o seguinte link https://www.edx.org/course/introduction-computer-science-harvardx-cs50x (não sei se estou a infringir alguma das regras do forúm, se for o caso, apaguem o que não poder estar). Basicamente tens uns vídeos para cada semana, 2 de 50 min, aproximadamente, em que são as aulas leccionadas em Harvard sobre a referente disciplina, e depois tens pequenos vídeos que explicam em mais detalhe, por exemplo loops, strings, etc. No final, de cada semana, tens alguns exercícios para resolver em que utiliza um site cloud9, onde programas lá e executas através de um terminal aquilo que programaste. Para além disso, existe uma grande comunidade, facebook e etcs, que te podem ajudar a resolver possíveis questões que tenhas ao longo da tua aprendizagem.

Parece ser promissor. Eu aprendi na Escola um pouco de c++, o mais básico mas na altura não estava tão interessado em escrever código, porque estava mais virado para o lado das Redes de Comunicação (ainda estou). Agora mesmo que programar não seja o meu principal focus, eu tenho bastante curiosidade e motivação para começar a programar. Vou começar por este curso então. Depois mais tarde, prossigo para o c++, c#, phyton e etc.
 
Sou o único que acha C extremamente difícil ? Estou a dar na faculdade, ou não fui feito para isto, ou nem sei o que passa, acho muito complicado mesmo.
 
@zemiguel23 se estás a começar agora é mesmo natural que aches difícil. Estás a seguir o livro do damas?
eu também aprendi C na faculdade e quando tive que estudar para o exame estava revoltado porque não tinha ido estudar informática, aquilo não me servia para nada e durante uns 10 minutos barafustei em voz alta pelo corredor da casa xD depois sentei-me à secretária, liguei o portátil e abri o livro. Comecei na página 1, li tudo e fiz os exemplos todos até onde terminava a matéria e uma semana depois fiz a cadeira. Esse livro safou-me e ainda agora, de vez em quando, volto a folheá-lo para relembrar umas coisas
 
@zemiguel23 se estás a começar agora é mesmo natural que aches difícil. Estás a seguir o livro do damas?
eu também aprendi C na faculdade e quando tive que estudar para o exame estava revoltado porque não tinha ido estudar informática, aquilo não me servia para nada e durante uns 10 minutos barafustei em voz alta pelo corredor da casa xD depois sentei-me à secretária, liguei o portátil e abri o livro. Comecei na página 1, li tudo e fiz os exemplos todos até onde terminava a matéria e uma semana depois fiz a cadeira. Esse livro safou-me e ainda agora, de vez em quando, volto a folheá-lo para relembrar umas coisas
tenho em formato digital por acaso o livro :D
 
Pessoalmente não seguiria esta dica. É visual basic, com visual studio 2008, e os vídeos abordam temas muitos específicos e são apresentados de forma mais ou menos aleatória..não há introdução nem uma sequência.

não vez que o rapaz quer fazer publicidade aos videos? foram só meia duzia em poucos minutos...
 
Back
Topo