XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

MS aumentar preços faz todo o sentido, cada vez andam a cortar mais na casaca dos métodos marotos de subscrever GP.

Claramente eles não estão a ter lucros com o serviço e a corda começa a apertar, não é sustentável este modelo de negócio.
 
Então mas todo o escrutínio com a compra da Activision era para proteger a Sony de comer a Microsoft ou proteger a Microsoft da Microsoft?
A Lisa Khan é que tinha razão! 😅

Agora mais a sério, já tou farto de dizer por aqui que não dou COD day one no game pass por garantido e agora saem estas notícias. É só mesmo somar 2+2 para se perceber que as coisas não são tão literais e como queríamos.
No entanto, o pior de tudo é que estas discussões já deviam ter sido tidas antes da compra da Activision.
Um first party não estando no Game Pass é basicamente a morte do serviço, para não dizer de todo o modelo montado.

O futuro não parece animador e afinal o doom and gloom que algumas pessoas faziam tinha alguma razão de ser 🤷🏻‍♂️
 
MS aumentar preços faz todo o sentido, cada vez andam a cortar mais na casaca dos métodos marotos de subscrever GP.

Claramente eles não estão a ter lucros com o serviço e a corda começa a apertar, não é sustentável este modelo de negócio.

Está conversa outra vez lol

A Lisa Khan é que tinha razão! 😅

Agora mais a sério, já tou farto de dizer por aqui que não dou COD day one no game pass por garantido e agora saem estas notícias. É só mesmo somar 2+2 para se perceber que as coisas não são tão literais e como queríamos.
No entanto, o pior de tudo é que estas discussões já deviam ter sido tidas antes da compra da Activision.
Um first party não estando no Game Pass é basicamente a morte do serviço, para não dizer de todo o modelo montado.

O futuro não parece animador e afinal o doom and gloom que algumas pessoas faziam tinha alguma razão de ser 🤷🏻‍♂️

Há uma diferença entre notícias e malta a atirar barro à parede no Twitter e alguns "leakers" a postar no site onde trabalham(o Tom Warren).
 
Está conversa outra vez lol



Há uma diferença entre notícias e malta a atirar barro à parede no Twitter e alguns "leakers" a postar no site onde trabalham(o Tom Warren).
Ainda consideras que é pessoas a mandar barro?
Os jogos nas outras plataformas também foi. Até surgirem os primeiros 4.
Uma pessoa vai sempre desculpando. É os leakers que nada sabem. É os jogos que afinal vão sair que não interessam a ninguém. Mas o comboio continua em andamento.
Isto é péssimo para quem quer investir na marca. Já não me lembro do último jogo que comprei na xbox. Tem sido tudo PC. E não creio ser o único.

Isso e ocorreu-me hoje, alguém daqui sabe a data especifica do Hellblade 2?
Para o próximo grande jogo deles, está a passar completamente ao lado. Isto para quem não anda em fóruns e online à procura das coisas é horrível. Não me lembro de algo tão atroz em termos de promoção daquilo que deveria ser o próprio produto.
 
Eu não espero que o cod vá sair day one no GPU, no entanto esperava ver a franquia Cod, todos os jogos que já saíram até hoje no gamepass pra jogar a campanha, já só pedia isso.. Se não sair day one o cod à de sair mais tarde
 
@RuiBK és negacionista e vais até ao fim, é de louvar a tua dedicação.

Mas analisa bem o que está a acontecer.

Há um ano era impensável fechar estúdios quando diziam que iam investir ainda mais neles, já fecharam mais estúdios do que lançaram jogos este ano e estás a 13 dias do Hellblade 2 e praticamente sem marketing sobre um jogo que por si já é um jogo de nicho.

Há um ano era impensével teres 1st party a não saírem day one no GP, neste momento já é tema de conversa.

Há um ano o Starfield era system seller, só que não.

Há um ano era impensável a conversa da MS virar 3rd party, só este ano já sairam 4 exclusivos noutras plataformas.


E agora tu és capaz de ler este post e continuar a dizer que quem pensa assim é que é delusional e que os que acham que do lado da Xbox está um paraíso verde à espera.

Phil Spencer não é o Lisan al Gaib.
 
Eu não espero que o cod vá sair day one no GPU, no entanto esperava ver a franquia Cod, todos os jogos que já saíram até hoje no gamepass pra jogar a campanha, já só pedia isso.. Se não sair day one o cod à de sair mais tarde

Fazendo fé que o acordo com a Sony terminou com o último COD que saiu, espero que saia day one no GP. Senão seria o quebrar de uma das principais promessas. E far-me-ia considerar o porquê de ter GPU e uma series S, se uma das franquias que tenho interesse não sai day one.

Mas estou em crer que no showcase anunciarão ser day one.
 
Mas isso é indiferente, a Arkane Lyon foi o developer principal e foram eles que desenvolveram em exclusivo os outros 3 jogos do universo do Dishonored.

Ou seja, se um dia quiserem fazer um Dishonored 3 ou ou um Deathloop 2, a Arkane Austin não é necessária, a Lyon faz tudo sozinha, como já o fez.



Fazer 2 jogos de raiz e em exclusivo por eles, apenas fizeram esses 2, Prey e Redfall. De resto, como eles também eram Arkane, era normal a Arkane Lyon pedir ajuda à Arkane Austin para os ajudar a produzir os seus jogos.

Aliás, isso até acontece bastante dentro da própria Microsoft Gaming, em que por exemplo tiveste a Coalition a ajudar vários estúdios com os seus jogos, algo que até levou ao atraso dos seus próprios jogos.



A Sony não fechou a London Studio há cerca de 2 meses ou pouco mais?



O Phil vai-se safando porque se não fosse ele, a Xbox já não existia e a Playsation estava sozinha neste segmento de mercado desde 2016, com todos os problemas que isso traria. Podes ter a certeza que a PS5 em 2020 não ia custar apenas 500€.

O facto de agora a Lyon ser autónoma na série invalida e apaga que a Austin foi muito importante a desenvolver a franchise?
A Austin não foi um estúdio de apoio, é o que te estou a dizer. Foi feito em co desenvolvimento, vários designers e programadores de ambos os lados, inputs de gameplay e história também em conjunto. Aliás um dos aspectos mais falados da série, fazer uma no kill fun, foi sugerida pela Austin.


Lá está. Estás a pintar a Austin um estúdio backup quando não é de todo o caso. Mas pronto.

Fechou e qual o teu ponto? Se tivesse comprado o estúdio há 1 ano ou 2 podíamos equiparar as situações.
E pessoalmente acho a Arkane muito mais interessante que a London Studios, que basicamente se dedicou a fazer jogos VR nicho nos últimos anos.

Já agora, pegaste nessa resposta mas o user em questão estava a falar da Insomniac. E se pegarmos aí em despedimentos dentro de estúdios, então a lista nunca mais acaba mesmo…

Ainda sobre a Arkane Austin…
Como vês não eram um support studio.

Estavam neste momento a fazer pitch de um próximo Dishonered, mesmo tendo sido a Lyon a fazer a sequela.

 
Última edição:
Fazendo um apanhado das diversas opiniões relativas ao CoD no GP, quero tentar perceber afinal se isso é prejudicial ou não, e se sim, para quem e de que forma.
CoD no GP canibaliza vendas? Se sim, vendas em que plataformas?

Na Xbox? Qual o peso das vendas Xbox face às vendas na PS? Vendendo mais na PS, será que canabiliza assim tanto? Jogadores PS irão continuar a pagar pelo jogo, a não ser que migrem para a Xbox (que beneficia por outro lado com venda de hardware e subscrição GP), canibalizando unicamente desta forma vendas na PS;

No PC: na Steam? No PC muitos não utilizam nada que não seja Steam, existe muita resistência, não me parece que haja uma migração em massa ao ponto de prejudicar as vendas significativamente, à semelhança da consola Xbox. E os que migrarem, serão mais uns quantos a utilizar a MS Store/Xbox app e a aumentar o número de utilizadores destas e do GP no PC.
(EDIT: Esqueci-me do pormenor de que os jogos ABK no GP, incluindo o CoD, e se o Diablo IV for exemplo, passarão pela Battle.net e não exclusivamente pela MS Store/Xbox app)

Em qualquer dos cenários, as subscrições do Game Pass aumentam, seja no PC seja na Xbox (consola). Até podem perder alguma receita face a vendas tradicionais, mas conseguem um incremento noutra métrica, que é o número de subscrições GP, que também é algo que pretendem. E enquanto uma venda tradicional é um pagamento único no tempo, uma subscrição GP pode ser um pagamento estendido temporalmente e que até pode trazer maior receita/rentabilidade.

É um trabalho interessante para uma das profissões da moda no mundo de IT (análise de dados).

Parece que foi claramente pensado e propositado, para quem conhece o Humble Bundle, o Hi-Fi Rush foi precisamente um dos jogos da subscrição mensal "Humble Choice" e com um deadline de activação até 3 Junho, o que não é de todo habitual acontecer.

A HB já tem oferecido jogos com prazo de activação. Lembro-me de alguns da EA por exemplo.
 
Última edição:
Ainda consideras que é pessoas a mandar barro?
Os jogos nas outras plataformas também foi. Até surgirem os primeiros 4.
Uma pessoa vai sempre desculpando. É os leakers que nada sabem. É os jogos que afinal vão sair que não interessam a ninguém. Mas o comboio continua em andamento.
Isto é péssimo para quem quer investir na marca. Já não me lembro do último jogo que comprei na xbox. Tem sido tudo PC. E não creio ser o único.

Isso e ocorreu-me hoje, alguém daqui sabe a data especifica do Hellblade 2?
Para o próximo grande jogo deles, está a passar completamente ao lado. Isto para quem não anda em fóruns e online à procura das coisas é horrível. Não me lembro de algo tão atroz em termos de promoção daquilo que deveria ser o próprio produto.

Enquanto que não for um Shreier,Henderson(ou se estiver muito bem disposto um Grubb),é malta a atirar barro à parede. Até pode acabar por ser verdade,mas pelo menos é essa a minha maneira de operar. E para mudar os meus planos,preciso de ouvir as coisas directo da boca dos jagunços da divisao. Exemplo, conferência em Fevereiro. Já comecei a planear para certas coisas.
E por acaso isso implica parar de comprar jogos digitais para a Xbox. O que comprar para a Xbox é físico,para poder vender depois. Por isso estou a meio caminho de chegar aonde estás. Vai é demorar.
De resto estou a tentar voltar aos bons velhos tempos em que o maximo que eu dedicava a este hobby era a E3 e falar nos tópicos dos jogos. Mas cheira-me que mudando para o pc vou se calhar mas é adicionar um vício(benchmarks) aos que já tenho.
É dia 21 deste mês,e tenho de acabar o Gotham Knights até lá.E tenho apanhado publicidade ocasional no dashboard,fruto da treta do Game Pass ser uma parte inamovível do dashboard agora. E cheira-me que no dia 21 em frente se calhar vou apanhar publicidade ainda antes de chegar ao dashboard...

@RuiBK és negacionista e vais até ao fim, é de louvar a tua dedicação.

Mas analisa bem o que está a acontecer.

Há um ano era impensável fechar estúdios quando diziam que iam investir ainda mais neles, já fecharam mais estúdios do que lançaram jogos este ano e estás a 13 dias do Hellblade 2 e praticamente sem marketing sobre um jogo que por si já é um jogo de nicho.

Há um ano era impensével teres 1st party a não saírem day one no GP, neste momento já é tema de conversa.

Há um ano o Starfield era system seller, só que não.

Há um ano era impensável a conversa da MS virar 3rd party, só este ano já sairam 4 exclusivos noutras plataformas.


E agora tu és capaz de ler este post e continuar a dizer que quem pensa assim é que é delusional e que os que acham que do lado da Xbox está um paraíso verde à espera.

Phil Spencer não é o Lisan al Gaib.

lol,essa última parte é hilariante. Quem me conhece dos tópicos da Xbox sabe que eu acho que ele devia ter saído de lá à anos,e casco regularmente no gajo. Tipo,tu já não passaste por eles,quando ainda tinhas uma Xbox e outro username?
Isso é vai umas páginas para trás para veres os meus planos futuros em conversas com o Rexobias e neste post com o Sharigan. Uma dica,começa com um P e acaba com um C.



Nah,eu não acuso ninguém de ser delusional. Isso era por-me a jeito de "ir de ferias" e já nao faço isso à uns anos. Cada um é livre de ter um o seu nivel de leaker que acredita. Daí até ter tirado o subreddit de game leaks e rumores do meu feed.

De resto esse post vive é à base de factos(o fecho dos estudios), rumores(first party a não sair no GP day one),treta pura(o Starfield não ser um system seller) e alguns erros(a MS ter publicado alguns jogos da XGP na Switch antes).


Mas hey,you do you. E eu faço o mesmo comigo.
 
Contado ninguém acredita.

Today, one day after Microsoft announced that it would shut down four of its games studios, Matt Booty, head of Xbox Game Studios, held a town hall to discuss the division’s future goals. “We need smaller games that give us prestige and awards,” Booty told employees, according to internal remarks shared with The Verge.


Mas a Microsoft não quer penar, quer resultados já. Aí é que está mal, não só os jogos demoram muito mais a fazer que series/filmes, como custam mais €€. O Tweet com o artigo que o @Jack-O-Lantern pos do Jason Schreier, basicamente confirma as minhas suspeitas:

"The massive Activision Blizzard acquisition has ramped up scrutiny on the Xbox division from leaders at Microsoft, according to people familiar."

Lá está, a Xbox deixou de ser aquela espécie de Start-up que actuava como queria dentro da Microsoft, e agora que vale tanto como a divisão Windows, tem a alta chefia a tomar conta daquilo. Não deixa de ser irônico, que o Phil Spencer ao fazer avançar a compra da ABK, tenha acabado por fazer a sua própria cama, e agora está a fazer de fantoche dentro da Microsoft.

Não me admirava que ele se afastasse pelo próprio pé, em vez de ficar lá apenas a dar a cara por decisões na qual já não tem controlo.

Sim, exatamente por isso é que disse que Netflix não seria um bom exemplo, porque depois de tamanho investimento, (os acionistas) não querem andar a penar mais. Querem resultados hoje.
 
Enquanto que não for um Shreier,Henderson(ou se estiver muito bem disposto um Grubb),é malta a atirar barro à parede. Até pode acabar por ser verdade,mas pelo menos é essa a minha maneira de operar. E para mudar os meus planos,preciso de ouvir as coisas directo da boca dos jagunços da divisao. Exemplo, conferência em Fevereiro. Já comecei a planear para certas coisas.
E por acaso isso implica parar de comprar jogos digitais para a Xbox. O que comprar para a Xbox é físico,para poder vender depois. Por isso estou a meio caminho de chegar aonde estás. Vai é demorar.
De resto estou a tentar voltar aos bons velhos tempos em que o maximo que eu dedicava a este hobby era a E3 e falar nos tópicos dos jogos. Mas cheira-me que mudando para o pc vou se calhar mas é adicionar um vício(benchmarks) aos que já tenho.
É dia 21 deste mês,e tenho de acabar o Gotham Knights até lá.E tenho apanhado publicidade ocasional no dashboard,fruto da treta do Game Pass ser uma parte inamovível do dashboard agora. E cheira-me que no dia 21 em frente se calhar vou apanhar publicidade ainda antes de chegar ao dashboard...



lol,essa última parte é hilariante. Quem me conhece dos tópicos da Xbox sabe que eu acho que ele devia ter saído de lá à anos,e casco regularmente no gajo. Tipo,tu já não passaste por eles,quando ainda tinhas uma Xbox e outro username?
Isso é vai umas páginas para trás para veres os meus planos futuros em conversas com o Rexobias e neste post com o Sharigan. Uma dica,começa com um P e acaba com um C.



Nah,eu não acuso ninguém de ser delusional. Isso era por-me a jeito de "ir de ferias" e já nao faço isso à uns anos. Cada um é livre de ter um o seu nivel de leaker que acredita. Daí até ter tirado o subreddit de game leaks e rumores do meu feed.

De resto esse post vive é à base de factos(o fecho dos estudios), rumores(first party a não sair no GP day one),treta pura(o Starfield não ser um system seller) e alguns erros(a MS ter publicado alguns jogos da XGP na Switch antes).


Mas hey,you do you. E eu faço o mesmo comigo.
Não estou a dizer que gostas dele ou do trabalho dele, essa parte não disse exclusivamente direcionada a ti mas sim ao público no geral que ainda pensa que ele está a elevar a marca Xbox, quando na prática está a fazer o inverso.

T-shirts bonitas nos eventos já não lavam a cara a ninguém.

Sem dúvida que you do you, contudo a esta altura do campeonato ser cauteloso do futuro da Xbox e MSG é algo sensato de fazer.

E tu sinceramente achas que Starfield é system seller? Tanto entusiasta Xbox neste fórum que estava hyped para o jogo e não gostou dele, player retention é dos piores dos últimos anos para um jogo da Bethesda e tu ainda vês Starfield como system seller? Temos definições diferentes de system seller então.
 
Terça lemos isto:

These changes are grounded in prioritizing high-impact titles and further investing in Bethesda’s portfolio of blockbuster games and beloved worlds which you have nurtured over many decades.
We are making these tough decisions to create capacity to increase investment in other parts of our portfolio and focus on our priority games.

E no artigo do Schreier lemos acerca de no town hall meeting tanto ele como a nova responsável da Bethesda falarem da necessidade de consolidar a workforce deles em menos projectos.

https://www.bloomberg.com/news/arti...9.Ae8Wc_YmUJla6VHol8aa5AIVOUAmdYTiRnQ2nKph6NY

During a town hall with ZeniMax staff on Wednesday morning, Xbox president Matt Booty praised Hi-Fi Rush but did not specify why the company had shut down the development studio behind it, according to three people who were in attendance.

Speaking about the closures more broadly, Booty said that the company’s studios had been spread too thin — like “peanut butter on bread” — and that leaders across the division had felt understaffed. They decided to close these studios to free up resources elsewhere, he said.


Jill Braff, head of ZeniMax studios, said in the town hall that she hoped the reorganization would allow the division, which also develops Fallout and Doom, to put more focus on fewer projects. “It’s hard to support nine studios all across the world with a lean central team with an ever-growing plate of things to do,” she said, according to audio of the meeting reviewed by Bloomberg.

“I think we were about to topple over,” she added.



E agora iam magicamente que AA era o futuro? Já podemos debater que aquilo que Jill Braff disse é uma comédia(e o que o Booty disse tendo em conta que apenas a Roundhouse e uma parte da Arkane Texas vão ser absorvidos por outros estudios).


Não estou a dizer que gostas dele ou do trabalho dele, essa parte não disse exclusivamente direcionada a ti mas sim ao público no geral que ainda pensa que ele está a elevar a marca Xbox, quando na prática está a fazer o inverso.

T-shirts bonitas nos eventos já não lavam a cara a ninguém.

Sem dúvida que you do you, contudo a esta altura do campeonato ser cauteloso do futuro da Xbox e MSG é algo sensato de fazer.

E tu sinceramente achas que Starfield é system seller? Tanto entusiasta Xbox neste fórum que estava hyped para o jogo e não gostou dele, player retention é dos piores dos últimos anos para um jogo da Bethesda e tu ainda vês Starfield como system seller? Temos definições diferentes de system seller então.

Pois,nao foi directo a mim. Ok,eu acredito...

Lançamento foi o maior dia de adicao singular de subscrições do Game Pass. Em um mês jâ tinha tido 11 milhões de utilizadores. Jogo em 11o no top de vendas de 2023 dos States(e da ultima vez que vi rpgs da Bethesda não são exactamente um gosto adquirido de apenas os americanos).
O jogo para mim tem problemas,mas é mais a nivel das mecânicas rpg. Ou melhor dizendo o xp gain rate e algumas coisas que decidiram meter nas skill trees que nao deviam estar lá e ser só dependentes de quanto dinheiro temos para gastar. Isso e algumas coisas mais relativas a imersão,como obrigar npcs a usarem space suits em zonas com atmosfera(se os space suits são basicamente a power armor deste jogo,tem mais é que usar-la em combate em atmosfera.
De resto eu sabia ao que ia. Quando quiser algo mais cinemático e com melhor escrita tenho a CDPR. Se só quiser melhor escrita, tenho a Obsidian.
 
Portanto, o que estás a querer dizer é que o Hellblade 2 vai passar por maiores dificuldades que o Hi-Fi Rush.

Eu sei que ele disse isso, mas o facto de ele ter tido a necessidade de ir ao Twitter anunciar que iam lançar a campanha de marketing ao Hellblade 2 diz bastante do quão mau eles sempre foram com isto. Não me recordo das outras plataformas terem tido a necessidade de ir às redes sociais confirmar que o seu próximo exclusivo vai ter direito a marketing. A campanha deveria de ter começado há pelo menos uma semana atrás, que é o que a Nintendo e PS geralmente fazem. Por esta altura, já deveríamos de ter visto várias coisas relacionadas com o jogo ao invés de algumas fotos tiradas por influencers que viajaram até à Islândia.

Pode não ter arrancado há uma semana, mas já arrancou:

 
Esqueci-me de dizer que o que acho que joga a favor do COD no game pass é o facto de

1) a xbox provavelmente já é a plataforma com menos jogadores, portanto não enviesa grande parte das vendas

2) se principalmente os jogadores da playstation quisessem aderir ao game Pass para jogar COD, pelo menos isso significava um aumento da receita com serviços, com sorte algum em hardware

3) o grosso da receita do COD deve ser com monetization, por isso até podia ser interessante alargar o COD a quem nem costuma jogar aquilo

Acho que este fator do monetization até é o mais importante. Em pessoas sãs, eu diria que este fator era suficiente para experimentar meter este próximo COD no game pass e ver como se comporta. Em pessoas que fecham Tango e Arkane e fazem town halls de que precisam de melhorar o output de AA, epa, tenho algumas dúvidas lol
Either way, estou de pé atrás e não tão certo que saia. É esta a minha perspetiva de analyst de sofá. Confiem, tirei o curso online 🤣
 
Não vejo com bons olhos o futuro da Xbox/Game pass.
Qualquer aumento no Game Pass, e eu salto fora, já que não lhe dou quase nenhum uso, apesar de ainda ter 2 anos e meio de subscrição.
Depois, têm a situação do COD, que eu acredito plenamente que se não lançarem no Game Pass, vai haver uma revolta tão grande que vão ver a malta toda a cancelar as subscrições do Game Pass, e vão-se ver obrigados a colocar no Game Pass para não perderem muita da clientela.

Muito complicado.
 
Back
Topo