XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

Mas isso não é razão para fechar o estúdio. Porra,nem a resposta oficial é uma razão decente.Se ela fosse,íamos ver outras equipas a absorver tanto a Tango como a Arkane Texas na sua totalidade.
A Tango não era único estúdio no Japão? Esse acho mais difícil de se juntar.

Mas, Sim nenhum motivo até agora foi efectivamente válido.
 
Só há comparação se não quiserem realmente comparar.
WP é um acto de contrição do Nadela, várias vezes o disse que foi o seu maior erro ter deixado cair o mobile.
A Nokia foi uma oportunidade fiscal, não era necessária ao WP.
 
Se ela fosse,íamos ver outras equipas a absorver tanto a Tango como a Arkane Texas na sua totalidade.
Que outra equipa da Microsoft Gaming podia absorver a Tango, tendo em conta que são Japoneses?

Por esse prisma, a Sony também se enquadra nesse template. Bungie Aquisition -> Layoffs - > fecho do London Studio.
Vá lá, menos excitação. :Winkani:
Aquela comparação não tem ponta de logica, é mesmo o pessoal que anda excitado com o que aconteceu e começam com ideias mirabolantes.

Desde quando deixar cair o Windows Mobile é minimamente comparável a deixar cair alguns estúdios que devem representar menos de 1% do rendimento global da divisão gaming da Microsoft? É com cada comparação...
 
E assim acentuas ainda mais a coisa. Usar t-shirts de jogos e ter um bom palavreado durante entrevistas não o torna num herói. O pessoal comeu tão bem aquela persona de "good guy" que nunca, nem mesmo durante os pontos mais baixo, se deu ao trabalho de o escrutinar como faz com outros executivos.

Opá, eu vejo a coisa muito de fora e de longe, porque não sou ha uns valentes anos um jogador Xbox.

Eu vinha da era PS3/360 com a opinião que a 360 foi a minha consola favorita (e é até hoje, após a PS1, a minha consola favorita), a direção toda Media Center / sem jogos usados / always online da One caiu-me muito mal. E vi uma mudança de direção disso quando o Phil entrou.

Depois tive uma One (no lançamento em Portugal) e acabou por não me puxar e vendi. Sempre assumi que isso era porque o mal estava feito e levaria uns anos a darem a volta ao problema. Com a vinda do GamePass assumi que iam levar um rumo diferente para captar gente e que teria sucesso (os serviços de subscrições andavam na moda, tinha tudo para resultar), e que a falta de exclusivos seria resolvida com a compra em grande quantidade de estúdios que foi feita.

Agora uns anos depois, a opinião vai sendo outra. A comunicação para a comunidade é fraquissima, e os estudios não estão a ter um output que quiçá justifique a quantidade de dinheiro lá enterrado. Se a plataforma tem pouca adesão, o problema torna-se uma bola de neve, porque os jogos sendo exclusivos vão vender pouco, e se venderem pouco depois não há € para sequelas. E os estúdios fecham.

A minha questão agora é... Vocês acham que a Xbox (consola) tem futuro como plataforma, acham que os gajos vão simplesmente virar a coisa mais para o PC (e talvez uma Xbox caseira / portátil / hibrida seja apenas mais uma forma de jogar), ou acham que isto piora a ponto de darem uma de Sega e virarem só um publicador de jogos?
 
Vocês acham que a Xbox (consola) tem futuro como plataforma, acham que os gajos vão simplesmente virar a coisa mais para o PC (e talvez uma Xbox caseira / portátil / hibrida seja apenas mais uma forma de jogar)

Os jogadores como é obvio preferem que a Microsoft tenha consola. A Microsoft o que quer é gerar dinheiro, tal como qualquer empresa, principalmente quando estamos a falar de uma empresa com o tamanho que a mesma tem.

Se o dinheiro viesse 90% do PC e 10% da consola, não tenho duvidas que a consola caia. É isso que acontece? Pelo menos atualmente não, como tal a consola está garantida para a próxima geração, como já foi anunciado por eles.

ou acham que isto piora a ponto de darem uma de Sega e virarem só um publicador de jogos?

No dia que isso acontecer, vou dar graças a deus por ser um PC Gamer :D
 
Se virar 3rd party é lidar. Menos guerras no prisma das consolas e todos seremos mais felizes (ou não, sabe-se lá) sem dilemas de escolhas de caixas :-D

Eventualmente fica um cenario do multiplataforma ter um perk de sair no GP (para manter valor na plataforma) e pago a full price noutras plataformas ou acabam com os lançamentos day one no GP e pronto. É tudo uma incognita para ja.

Enquanto jogador exclusivo de PC, estou a assistir de bancada a esta situação da Microsoft e às suas mudanças que estão a acontecer. É um shift interessante da indústria caso se confirme esta nova eventual estratégia de full 3rd party a médio prazo.
 
Agora uns anos depois, a opinião vai sendo outra. A comunicação para a comunidade é fraquissima, e os estudios não estão a ter um output que quiçá justifique a quantidade de dinheiro lá enterrado. Se a plataforma tem pouca adesão, o problema torna-se uma bola de neve, porque os jogos sendo exclusivos vão vender pouco, e se venderem pouco depois não há € para sequelas. E os estúdios fecham.
Nunca tiveram a ousadia de tornar alguns jogos exclusivos. Até tiveste os estúdios a produzir exclusivos para outras plataformas, já depois de aquisições. Por exemplo o Ghostwire Tokio, da agora extinta Tango Games. Não querem meter os jogos exclusivos, mas querem vender mais consolas. Querem lançar os jogos day-one no PC, mas depois as vendas de hardware estão "abaixo do esperado"?

Querem o melhor dos dois mundos, mas como diz o ditado, não podem querer sol na eira e chuva no nabal.

Por exemplo, o recente Alan Wake 2 não está na Steam, porque foi financiado pela Epic. Têm convicções firmes, algo que a Microsoft não tem mostrado, tem cedido de parte a parte.
 
Basta ser as pessoas mais importante, mesmo sem ser a maioria. Se o Kojima sair do estúdio que ele formou, esse estúdio mais vale fechar. 😊

Mas isso não desculpa as últimas declarações do Matt Booty, que parecem realmente de alguém que tem algum défice cognitivo. É demasiado mau, e digno de um sketch de comédia, como já disseram.

O mais engraçado é que o jogo mais recente, que tambem é o jogo mais aclamado da Tango, não saiu da mente do Mikami nem parece ter tido grande envolvimento do mesmo.

Incomparável a situação do Kojima que literalmente dá o nome à casa.
 
Que outra equipa da Microsoft Gaming podia absorver a Tango, tendo em conta que são Japoneses?


Aquela comparação não tem ponta de logica, é mesmo o pessoal que anda excitado com o que aconteceu e começam com ideias mirabolantes.

Desde quando deixar cair o Windows Mobile é minimamente comparável a deixar cair alguns estúdios que devem representar menos de 1% do rendimento global da divisão gaming da Microsoft? É com cada comparação...

Oh porra,não podiam trabalhar a partir de casa aqueles que não quisessem deixar o Japão? Ainda há 4/3 anos atrás estava toda a gente a fazer isso.

Opá, eu vejo a coisa muito de fora e de longe, porque não sou ha uns valentes anos um jogador Xbox.

Eu vinha da era PS3/360 com a opinião que a 360 foi a minha consola favorita (e é até hoje, após a PS1, a minha consola favorita), a direção toda Media Center / sem jogos usados / always online da One caiu-me muito mal. E vi uma mudança de direção disso quando o Phil entrou.

Depois tive uma One (no lançamento em Portugal) e acabou por não me puxar e vendi. Sempre assumi que isso era porque o mal estava feito e levaria uns anos a darem a volta ao problema. Com a vinda do GamePass assumi que iam levar um rumo diferente para captar gente e que teria sucesso (os serviços de subscrições andavam na moda, tinha tudo para resultar), e que a falta de exclusivos seria resolvida com a compra em grande quantidade de estúdios que foi feita.

Agora uns anos depois, a opinião vai sendo outra. A comunicação para a comunidade é fraquissima, e os estudios não estão a ter um output que quiçá justifique a quantidade de dinheiro lá enterrado. Se a plataforma tem pouca adesão, o problema torna-se uma bola de neve, porque os jogos sendo exclusivos vão vender pouco, e se venderem pouco depois não há € para sequelas. E os estúdios fecham.

A minha questão agora é... Vocês acham que a Xbox (consola) tem futuro como plataforma, acham que os gajos vão simplesmente virar a coisa mais para o PC (e talvez uma Xbox caseira / portátil / hibrida seja apenas mais uma forma de jogar), ou acham que isto piora a ponto de darem uma de Sega e virarem só um publicador de jogos?

Ironicamente os anos iniciais da One foram os melhores dela em termos de output continuado. Estava a apanhar o investimento feito nos anos anteriores aos executivos verem as coisas a descambarem e cortarem as pernas à muita coisa que estava no pipeline. 2013-2016. Porque de 2017 para a frente as coisas descambaram.

Os estúdios de 2018 tiveram de acabar com os compromissos pendentes e serem aumentados. Isso e acomodar o Covid,que atrasou toda a gente. 5 anos para os primeiros jogos completamente novos de algumas das compras(Hellblade 2 eAvowed) não é assim tão de malucos.
Bethesda tinha compromissos anteriores como Deathloop e Ghostwire Tokyo para meter cá fora. 2022 foi o que sabemos com o adiamento do Redfall e Starfield,mas isso meto a responsabilidade na maneira como a Bethesda se encaixou no organograma da divisao de gaming e o man management(ou neste caso studio management) daquela gente ser bosta já desde o tempo do desenvolvimento Scalebound e Halo Infinite.
Activision,ainda está fresco demais para perceber a política.Unica coisa ao certo é COD na Nintendo e Sony por 10 anos.


Ninguém sabe,porque ninguém consegue ler um plano sólido seguido de uma ponta a outra. Já houve tantas reviravoltas de coisas que fizeram e disseram na era do Phil Spencer(e num nivel mais macro a era do Nadella) que um tipo nem sabe se pode seguir um padrao.
Eu até podia apostar numa nova gen em 2026 com 2 consolas,uma caseira e outra portátil. Mas nao apostava grande dinheiro porque estou a lidar com malucos.Mas no que toca a política como editora,aí é que não meto dinheiro nenhum. Porque como disse antes,estou a lidar com malucos.
 
Pelos vistos haviam rumores que a Tango tinha fechado porque o Mikami tinha levado grande parte do staff com ele.

Já foi desmentido.

Temos notícias com cerca de 1 ano de que o próximo jogo seria feito em UE5 e que estavam a contratar gente com experiência em MP. Até no próprio Hi-Fi Rush havia pistas a apontar que um The Evil Within 3 estaria em desenvolvimento.

Acreditando nisso, estaria a equipa do Mikami a tratar disso, e a equipa do Johanas a tratar dos ports do Hi-Fi Rush e de fazer um pitch de uma sequela à MS.

PS: O desenvolvimento do The Evil Within 3 já tinha sido iniciado há alguns anos, mas terá sido refeito para o que veio a ser o Ghostwire.

Se virar 3rd party é lidar. Menos guerras no prisma das consolas e todos seremos mais felizes (ou não, sabe-se lá) sem dilemas de escolhas de caixas :-D

A MS virar full 3rd party, na medida em que acabam com o próprio hardware, como alguns apontam, implica acabar com o Game Pass, pois sem hardware próprio e sem Game Pass nas consolas da concorrência, ficam reduzidos ao Xcloud e ao GP no PC, que também não é o seu melhor mercado, pelo que mais vale acabar com ele.
 
Última edição:
Incomparável a situação do Kojima que literalmente dá o nome à casa.
Usei um caso extremo, apenas para exemplificar. Mas tens por exemplo o Everwild. O director criativo saiu do estúdio, e o jogo aparentemente foi rebooted. O que para mim significa que será um futuro cancelamento, acho que nunca verá a luz do dia.

Anyway... pela forma como isto aconteceu, ao serem informados por email do fecho dos estúdios, acho que não é a forma mais correcta de lidar com isto. Quem sabe se o John Johanas aceitava ficar como "Studio head", mesmo que segui-se uma linha diferente dos jogos anteriores (Evil Within). Aí o Matt Booty ganhava um estúdio para produzir jogos AA com grande qualidade, como aparentemente quer. :-D
 
Por esse prisma, a Sony também se enquadra nesse template. Bungie Aquisition -> Layoffs - > fecho do London Studio.
Vá lá, menos excitação. :Winkani:
Depende.

Sony está em vias de matar o VR, ou achas que tudo que eles tocam é ouro? É que não é, longe disso.

E o caso da Bungie apesar de tudo é um bocado mais complexo. Tens claros problemas de chefia lá e não de talento.

Bungie hoje em dia é mais uma empresa que tem administração mais preocupada com preencher quotas de minorias do que ter talento a trabalhar e só tens as chefias a encher os bolsos. Tudo correndo bem, a board da Bungie para o ano salta fora.
 
https://x.com/Pirat_Nation/status/1788194848027079159

Full 3rd party eu aposto a dinheiro que não demoram 12 meses a anunciar isso a contar da data de hoj

https://x.com/Kotaku/status/1788317989877538863

O Starfield na ps5, parece ser mais um laracha para apaziguar fanboys que outra coisa.
Não digo que não seja uma realidade, mas penso que num futuro próximo não sai tão depressa.
E a sair penso que a MS faça um quid pro quo à Sony:
" Ok, lançamos o Starfield na vossa plataforma, em troca vocês lançam ( inserir inclusivo da Sony) na nossa".

MS aumentar preços faz todo o sentido, cada vez andam a cortar mais na casaca dos métodos marotos de subscrever GP.

Claramente eles não estão a ter lucros com o serviço e a corda começa a apertar, não é sustentável este modelo de negócio.

Eu penso que eles iam andar em cima disso, independentemente do cenário.
Comprares 3 anos de GPU ao preço de uma mensalidade nalguns países da Europa....( é um exemplo extrapolado).
Era daquelas coisas que mais cedo ou mais tarde fechavam a torneira.

Há um ano era impensável a conversa da MS virar 3rd party, só este ano já sairam 4 exclusivos noutras plataformas.

Lá está a tal liberalização que tenho falado.
 
A minha questão agora é... Vocês acham que a Xbox (consola) tem futuro como plataforma, acham que os gajos vão simplesmente virar a coisa mais para o PC (e talvez uma Xbox caseira / portátil / hibrida seja apenas mais uma forma de jogar), ou acham que isto piora a ponto de darem uma de Sega e virarem só um publicador de jogos?

Eu disse anteriormente em jeito de brincadeira que foi a ABK que comprou a Xbox, mas talvez passe um pouco por aí. Eles compraram um negócio tão rentável, talvez até mais do que esperavam, que parece que esse modelo está a ser transferido para o resto da Xbox super rápido. E assim têm de tomar uma decisão. Fazem double down no caminho de editora e fazem rios de dinheiro porque é a maior editora third party mas enterram ainda mais o hardware ou fazem uma enorme mossa nesse negócio rentável da ABK para ajudar o hardware? Neste momento, a Xbox como publisher colide com a Xbox como platform holder e o caminho que vão seguir parece algo incerto e que nem eles sabem bem. Pelo menos é a ideia que passa cá para fora.

Se calhar, o caminho de menor resistência é fazer double down como editora e lançar uma consola a um preço premium para quem está mais investido no ecossitema Xbox. Assim, não perdem dinheiro no hardware e fazem algum dinheiro com quem preferiu continuar na plataforma. Agora, o que vai mesmo acontecer? Quem sabe.

Lá está a tal liberalização que tenho falado.

Zero sentido utilizar esse termo num mercado que já é liberal. Também queres que cada uma tenha 33% do mercado?
 
Zero sentido utilizar esse termo num mercado que já é liberal. Também queres que cada uma tenha 33% do mercado?

Temos noções diferentes de mercado liberal, conforme a discussão que tivemos em posts anteriores.
Um mercado liberal para mim, é teres a possibilidade de jogar um jogo independentemente da plataforma.
Teres o direito de escolha em jogar Starfield numa playstation ou GOW numa xbox, por exemplo.
 
Se calhar, o caminho de menor resistência é fazer double down como editora e lançar uma consola a um preço premium para quem está mais investido no ecossitema Xbox. Assim, não perdem dinheiro no hardware e fazem algum dinheiro com quem preferiu continuar na plataforma. Agora, o que vai mesmo acontecer? Quem sabe.
Mas se o hardware for apenas algo premium para alguns, que publishers como Square Enix, Ubisoft, etc, se vão dar ao trabalho de fazer uma versão especifica para essa consola? Se já hoje algumas fazem um frete, imagina se houver apenas 10 ou 20 Milhões de consolas numa geração.

E a ABK não tem propriamente de perder para alavancar a plataforma. Porque não meteram ainda os COD mais antigos no Gamepass? Não deverão vender muito mais cópias desses jogos, era uma situação win-win.
 
Mas se o hardware for apenas algo premium para alguns, que publishers como Square Enix, Ubisoft, etc, se vão dar ao trabalho de fazer uma versão especifica para essa consola? Se já hoje algumas fazem um frete, imagina se houver apenas 10 ou 20 Milhões de consolas numa geração.

E a ABK não tem propriamente de perder para alavancar a plataforma. Porque não meteram ainda os COD mais antigos no Gamepass? Não deverão vender muito mais cópias desses jogos, era uma situação win-win.
A questão é que a quebra de vendas de hw da Xbox tem sido a única coisa constante.

Output de bons jogos? Sempre uma questão de opinião mas o melhor jogo que saiu destas aquisições da MS foi o Hi-Fi Rush e o estúdio levou com a cruz em cima.

Os últimos reports de vendas de Xbox são tão maus que a própria MS não quer dar números. Acho que todos sabemos que quando não querem dar números é porque o volume de vendas tem sido abaixo do pretendido, neste caso, diria mesmo desastroso face aos dados que temos de terceiros.
 
Eles não dão números oficiais desde 2015...

Única coisa que sabemos foi aqueles números que deram a developers numa conferência no Brasil e alguém tirou uma fotografia à ao slide.
 
Back
Topo