Multi Sega - A queda de um colosso

jabun

Power Member
Serve o presente tópico para discutir um dos assuntos mais debatidos neste meio de entretenimento: a queda da Sega. E se este tema é tão discutido é por uma razão muito simples, os jogadores tem um carinho enorme por esta empresa japonesa, e muitos não esquecem as tardes de infância agarrados a consolas Sega. Cá em Portugal devem ter sido poucas as crianças que nos anos 90 não tiveram ou jogaram numa Mega Drive, com aqui o burgo a ser uma verdadeira Segalândia, onde o Sonic era o personagem mais cool que havia e ter o cartão de sócio do Clube Sega era obrigatório. Para muito puto a Sega era quase uma religião, e quando a Dreamcast se aposentou houve quem durante muito tempo não conseguisse comprar outra consola de outra marca.

As razões da queda para uma das que outrora foi das maiores gigantes desta industria devesse a uma multiplicidade de fatores, mas penso que, resumidamente, se pode definir a Sega nos seguintes termos: geniais no software, mediocres no hardware (não necessariamente na sua conceção, mas sim como o venderam no mercado)

Top 10: Sega Fails Of All Time

10- O Lançamento de demasiado hardware
9- A própria Sega deixou de apostar na Saturn
8- Suporte simultâneo de vários sistemas
7- Mega CD
6- Sega 32x
5- Lançamento da Saturn
4- Falta de confiança dos "Devs"
3- Politica "Anti-RPG" para o Ocidente
2- Sonic The Hedgehog
1- Falta de DVD na Dreamcast​

Esta lista tem o valor que lhe quiserem dar, mas estão aqui alguns dos mais fortes motivos para a queda da Sega, embora outros igualmente importantes tenham ficado de fora.

Para mim a Sega será sempre das gigantes dos videojogos. A lista incrivel de séries marcantes que nasceram naqueles escritórios é imensa. E foi com enorme pena que assisti à Dreamcast (uma das consolas com biblioteca mais "corajosa" de sempre) ser descontinuada,e com ainda mais pena que assisti à qualidade média dos jogos com chancela Sega diminuir desde então. Quem se lembra da velha Sega associa sempre três palavras aos seus jogos: qualidade, originalidade e diversão. Os dois últimos são conceitos que cada vez são mais escassos e que nos fazem sentir que os momentos passados com um Nights, um Rez ou um Space Channel 5 foram verdadeiramente únicos.

Bem, o espaço para destilarem o vosso amor pela Sega e chorarem copiosamente pelos erros que esta companhia teve no mercado é aqui
 
Última edição:
a sega foi a marca de eleição em puto, tive uma ggear, mega drive, saturn, dreamcast

dps qd colecionava tive as 2 mega cds, a 32x e uma ou outra consola japonesa

grandes erros, megas cds, 32x, timing do lançamento da saturn, pouca opcao pra dreamcast

mas em Portugal sempre tivemos sorte, a ecofilmes sempre foi um bom distribuidor
 
Ainda gostava de saber porque é que o Sonic está nesse Top 10.


É certo e sabido que a Sega tem espremido a franchise até ao tutano e teve vários lançamentos menos bons, para não dizer outra coisa, do ouriço. Mas, daí até ter sido um dos factores responsáveis pelo declínio da Sega, ainda vão passos largos.

Mas isso suponho eu, a pensar nos milhões que a Sega tem arrecadado ao longo dos anos, não só dos jogos mas de tudo o que compõe a marca.
 
Vê o video, esse é o resumo. E o ponto 5 refere-se ao péssimo planeamento do lançamento da Saturn, não ao lançamento da consola em si.

Aqueles pontos são o resumo do vídeo... Não a minha opinião sobre o assunto.
 
Aliás o lançamento foi tão caótico que se não me engano anteciparam a data de lançamento e muitas cadeias de hipermercados nem sequer tinham a consola e jogos para vender lol
 
um dos grades erros foi a " rivalidade" entre a sega america e sega japao. nunca deviam existir divergencias dentro da mesma empresa
 
Aconselho a todos a leitura do livro "Service Games: The Rise and Fall of SEGA" de Sam Pettus, com a colaboração do "nosso" Ivan Barroso.

Responde a essas e a muitas mais perguntas sobre a SEGA.
 
se há marca que me enche de nostalgia a niveis maximos. é a sega. È impressionante como consigo ir buscar todas aquelas emçoes que um puto de 10 anos sente ao pegar numa megadrive e jogar um street fighter 2 ou um sonic.... nao ha palavras, e a sega deixa umas saudades enormes a nivel de hardware
 
Acho que se esqueceram do facto de a Saturn ter que competir com a Ps1 e com a N64, além da Dreamcast com a Ps2. Fora a ausência de Ports e jogos...

Dando um exemplo, imaginem-se que voltávamos a 1997-1998. Nós em putos, com uma Saturn. De repente olhas para o teu amigo que tem Ps1 e ele diz que a consola dele vai receber:

Tomb Raider 2 (estava planeado para a Saturn mas depois a Core cagou de saco na Saturn)
Tekken 3
Colin McRae Rally
Final Fantasy VII
Resident Evil 2 (a Saturn mal tinha recebido o 1 nessa altura, nunca fizeram o 2 para a Saturn, até a N64 teve o RE2)
Gran Turismo
Crash Bandicoot
Abe's Oddysee (podia ter sido feito na Saturn mas a Sony deve ter metido dinheiro por baixo da mesa para que isso não acontecesse)
Soul Blade
Command and Conquer Red Alert (A EA não quis porque estavam a perder dinheiro com jogos na Saturn)

Deixava qualquer míudo lixado...

Mesmo tendo a Sega Portugal na altura como um grande distribuidor e cultura Sega em Portugal, muita gente mudou para a Ps1 ou N64. Fartaram-se de esperar por jogos que nunca vieram. E na Ps1 era quase tudo mais barato, incluíndo os jogos Platinum que eram a 5000-6000$.
 
(...)As razões da queda para uma das que outrora foi das maiores gigantes desta industria devesse a uma multiplicidade de fatores, mas penso que, resumidamente, se pode definir a Sega nos seguintes termos: geniais no software, mediocres no hardware (não necessariamente na sua conceção, mas sim como o venderam no mercado) (...)

Na minha opinião, além da não convergência de ideias entre US JP, foi a precipitação no lançamento, sempre adiantados à concorrência, e que nalguns casos contribuíram para ter menores características ou custo de produção maior. O insucesso da saturn (falta de jogos, sistema complicado de programar, turras entre US-JP, perda de tempo com o 32X embora goste do conceito, etc) precipitou o lançamento da Dreamcast, com uma plataforma de GDi's que não correu bem (pirataria) e que se tivesse aguentado os cavalos se calhar poderia ter feito o mesmo que a sony com DVD's.

Lançamentos, sempre primeiro que a concorrência:
3ªGeração: SG-1000/MasterSystem 1983 e NES 1983
4ªGeração: MegaDrive 1988 e SNES 1990
5ªGeração: Saturn 1994, PS1 1994 e N64 1996
6ªGeração: Dreamcast 1998, PS2 2000, GameCube 2001 e Xbox 2001

Tenho, felizmente, todas as consolas sega e também tenho algumas da sony, mas sempre gostei mais da jogabilidade da versão sega que da sony, parecem mais arcade, ou é do comando. Exemplo disso é o Marvel vs capcom 2, parecem jogos muito diferentes até o soulcalibur.

Ainda tenho esperança que um dia apareça a dreamcast 2 !!!
 
Tive a Mega Drive e a Saturn, a Master System e a Game Gear havia amigos meus que tinham.

A Mega Drive e a Saturn eram brutais (mais a Mega Drive), mas a Saturn tinha os jogos todos de arcada da altura o que para mim era a loucura. A única coisa que não gostava era daquele sistema da memória por pilha. Quando a pilha desse o peido mestre ia tudo à vida.
 
Aconselho a todos a leitura do livro "Service Games: The Rise and Fall of SEGA" de Sam Pettus, com a colaboração do "nosso" Ivan Barroso.

Responde a essas e a muitas mais perguntas sobre a SEGA.

Para além desse livro, sugiro também o Console Wars: Sega, Nintendo, and the Battle that Defined a Generation
20150715__vidgame~1_300.JPG



Muito resumidamente, o problema da Sega foi ela própria, a SOJ (Sega of Japan).
 
Acho que a SOJ (Sega of Japan) não lidou bem com o facto de a Mega Drive ser apenas a "terceira" opção no japão, e o resto já se sabe...
 
Back
Topo