Multi Sega - A queda de um colosso

a sega comecou a enterrar-se dps do lançamento da mega cd que foi um fracasso total, como nao aprenderam tiveram que lançar a 32 x :002:

no fim de contas quem tivesse as 3 parecia q tinha uma nave espacial do star wars :joker:
 
Tanto a Mega Drive como a Super NES tiveram grandes jogos e foram grandes máquinas no seu tempo que divertiram muitos miúdos agora adultos,um deles eu.O resto é conversa.

A nave espacial,eu até gostava e ainda a tenho montada em casa dos meus pais.Realmente era uma confusão de cabos por todo o lado,mas a multi-mega resolvia-me esta situação.

Só tenho dois jogos da 32X,Kolibri e Virtua Fighter...o resto,meh.
Da Mega CD,tenho cerca de 25,uns bons outros assim-assim,outros maus.

A Mega Drive...a minha 16 bits preferida.E muito me diverti na Super NES.Por isso,gosto das duas sem ter que enaltecer nenhuma em particular.
 
Última edição:
Que chips? Aconselho-te a ir fazer o trabalbo de casa e estudar o assunto. Tas muito por fora do que era o hardware das consolas. Mas eu entendo o que interessa sao os jogos.

O virtua racing era horrivel? Naquele tempo um jogo com poligonos mesmo que deslavados e quadrados era topo de gama. Deixava as pessoas tolas. Ou achas que o star fox da snes era como. O cod4?

Rpgs. Sim a snes fusilava a mega drive. Som? Sim... a snes so tinha jogos bons? Havia muita cena ma nas duas consolas.

Mas volto a dizer. Consegues imaginar uma consola sair dois anos depoia da outra antes de 1990? E muiiiito tempo. E so faltou mesmo a sega uma square ou uma enix na altura. .
 
O virtua racing era horrivel? Naquele tempo um jogo com poligonos mesmo que deslavados e quadrados era topo de gama. Deixava as pessoas tolas. Ou achas que o star fox da snes era como. O cod4?

Lembro-me que na altura,o Virtua Racing conseguiu altas pontuações em tudo o que era imprensa especializada.Havia um clube de vídeo perto da casa dos meus pais com uma Mega Drive sempre ligada,e era vêr as caras de espanto de toda a gente quando o jogo se chamava Virtua Racing.

Quanto aos chips nos cartuchos da Super NES...os jogos mais emblemáticos com os ditos,foram os Donkey Kong.É sabido que sem eles,a Super Nes não os conseguia correr(pelo menos com grafismo daquela qualidade)

Se não me engano,o primeiro jogo que os usou,foi o Star Fox.

Quanto ao som,o chip da Super NES era bastante superior,mas também é curioso observar que em alguns jogos com versões para ambas as consolas,a música soava melhor na Mega Drive.

Estou a vêr que ainda há gente que acredita que a Super NES fazia milagres sózinha. :p
 
Última edição:
Calma sempre tive game gear, mega drive, mega CD, 32x, saturn, mas passado tantos anos as vezes pego na Xbox e LIGO o coinops, tenho os sets de mega drive e snes, e nem imaginava q a snes tivesse jogos tão bons, falo de alguns rpgs e nisso a snes abusava q nem sabia q existiam assim como bom beat em ups, excelentes ports das árcades, dps castlevania Drácula x, zeldas, e nao eram preciso chips...

Mas fui muito feliz com a sega em miudo
 
Nesse aspecto foram inteligentes, lembraram se dos chips e cancelaram a snes CD , lembro-me na altura de puto dizerem que iam lançar este add on.

Mas nem é pelos chips q a colecção de jogos da snes tem mais qualidade do que a da Megadrive...
 
Última edição:
A Mega tem muitos jogos bons exclusivos mas a SNES era melhor com ou sem chips e até a biblioteca era melhor. Não podendo ter as duas, a Super Nintendo era a melhor.

A MD não tem nada do mesmo nível técnico do Donkey Kong Country ou do Yoshy Island. A SNES ainda recebeu um port do Street Fighter Alpha 2 (capado nas animações, mas recebeu).

Claro, a MD tem Sonic, tem Ristar, as versões do Aladin e do Rei Leão pela Disney, o Castle of Ilusion...

Pá quando se olha para um Ristar, um Castle of Ilusion um Streets of Rage vs Final Fight a diferença de HW pelos visto nem pesa tanto mas existe.
 
yoshi island - agosto 1995
donkey kong country 1994
donkey kong country 2 - novembro 1995
donkey kong country 3 - novembro 1996

- todos com chips a 10mhz !!
não esqueçamos o FFVI, o super mario RPG, o star ocean.. e muitos outros já com gráficos pre-rendered..


saida da saturn - 22 novembro 1994
altura em que a sega deixou de suportar a mega drive

o que eu quero dizer é:
Já em 1994 a SEGA deixou a mega drive em lume brando, em 1995 então deixou de suportar a consola...
conclusão.
podiamos ter grandes jogos na megadrive saidos em finais de 1994 e durante o ano de 1995, no hardware que saiu em 1988 (2 anos antes da snes), mas não tivemos porque a sega precipitou-se.. e fez porcaria...

por outro lado, a nintendo foi obrigada a manter a snes em funcionamento pois a n64 ainda demorava.
 
Toda a gente sabe que a Super NES sem os chips nos cartuchos,continuava a ser superior à Mega Drive,mas esses chips ainda aumentaram mais a diferença.E sim,em 1995,a Mega Drive já não existia para a Sega,enquanto a Nintendo continuou a suportar a sua 16 bits durante praticamente mais dois anos.
 
Quer dizer, a MD ainda recebeu jogos cross gen depois de 1995 como o Sonic 3D, FIFAs e vários outros quase até ao final de 1996... A Sega é que teve (na minha opinião) uma visão errada e apostou em Mega CDs e 32x...

Uma coisa, é um cartucho que leva um chip de melhoramento, outra são add ons nada práticos, caros e que vão assentar numa base de HW de 1988...

Para isso, mais valia eles continuarem a suportar a MD, esquecer o Mega CD e o 32x e fazer algo novo de raiz. Com outra política a MD teria competido melhor com a SNES. A diferença maior para mim era a paleta de cores. A Mega só usava 64 cores em simultâneo de um total de 512. A SNES usava até 256 simultâneas de um total muito mais alargado.

Mas com o artwork certo por parte dos devs, mais uns tweaks a coisa até se superava, de vez em quando.
 
95/96,o fim da Mega Drive para a Sega.Sonic 3D foi o último grande jogo.Sim,continuaram a saír Fifas,até saíu o 98,por exemplo,que por sinal era bastante superior ao da Super NES,mas nessa altura,já nem a Sega se lembrava da consola.Nessa altura,já estavam mais preocupados em enterrar a Saturn.(MEGA CD,32X,Game Gear,Multi-Mega...ainda não estavam satisfeitos)
 
Sem querer ofender ninguem... esta "GUERRA" já terminou á muito tempo atrás.... duas grandes consolas...ponto final...

Que exagero. Foi uma guerra há 26 anos, agora é só uma troca de ideias saudosista. Tenho saudades das 2, o que me fez relembrar a MD no google e ver que tem jogos muito bons.

Claro que continuo a dar a taça à snes mas a Mega também tinha o seu encanto.
 
Claro, isto é só uma conversa animada. e este forum bem que precisa...

Mais uma acha para a fogueira. A Mega drive é compatível com master system .... podemos dizer o mesmo da snes ?
Engraçado que os jogos da disney (que podemos especular como sendo mais virados para o público jovem) eram melhores na mega drive...hmmm.. ora aqui está um caso estranho..
 
Não vi aqui guerra nenhuma.Só um conjunto de "amigos" a discutir de forma saudavel o que foram duas grandes consolas.

Jogos Disney,todos os FIFA saíram bem melhores na Mega Drive,ou melhor,regra geral,todos os jogos de desporto estavam melhores na Mega Drive.Mais opções(li uma vez acho que numa revista espanhola,Hobby Consolas ou Super Juegos,que havia uma limitação qualquer nos cartuchos "normais da Super NES que impedia os programadores de colocarem todos os modos de jogo que havia nas versões Mega Drive)mais modos de jogo,maior rapidez(é conhecida a lentidão do processador da Super NES),melhor jogabilidade devido a essa maior rapidez...o podêr grafico não é tudo :berlusca:

Mas como já disse,diverti-me bastante nas duas.E tenho saudades desses tempos.
 
Última edição:
Claro, isto é só uma conversa animada. e este forum bem que precisa...

Mais uma acha para a fogueira. A Mega drive é compatível com master system .... podemos dizer o mesmo da snes ?
Engraçado que os jogos da disney (que podemos especular como sendo mais virados para o público jovem) eram melhores na mega drive...hmmm.. ora aqui está um caso estranho..

Sei pouco sobre isso. Apenas que as versões da MD foram desenvolvidas pela própria Disney e, nas equipas de desenvolvimento do jogo estavam animadores "emprestados" dos filmes de animação. Ou seja, pessoas da artwork do filme, fizeram as animações do jogo.

Acho que eles fizeram os desenhos e depois comprimiram tudo numa resolução que a Mega Drive conseguisse aguentar. Vi isso num devs play no YouTube. Até foi um membro do forum que referiu que tinha visto num devs play que o Aladin e o Rei Leão eram considerados superiores na MD. Depois, só fui ver o porquê...
 
Calma pessoal... "guerra" em sentido figurado... ambas as consolas tinham os seus pontos fortes e fracos... mas são duas grandes máquinas... se lhes desse um lugar no pódio punha as duas em primeiro... e sim certos jogos eram melhores na Mega Drive do que na Super Nintendo e vice-versa...
 
Back
Topo