Gadgets Tópico dos Drones

Estou à espera de confirmação de registo de operador desde dia 9 de janeiro :D portanto estás com sorte.
Não é necessário dar upload da licença, acho que isso apenas é possível no separador de pilotos (a mim não aparece ainda, suponho que só apareça a quem já tenha sido aceite como operador, consegues confirmar)?
Na secção pilotos remotos? Essa secção já me aparece sim, e aparece de momento em vazio.


Estive ontem a ver mais umas coisas e pelo que percebi, para drones como o meu (dji mini), por ter a camara e mesmo sendo abaixo de 250g, tem que ser registado e por ter a camara em portugal temos que ter certificação A1 para usar (mas não em todos os paises da UE, nos restantes basta estar registado como piloto).
Depois as autorizações de voo e captação de imagem tambem são num portal e todo um processo...

Mas a nivel de licenças e registos, penso que são as que mencionei certo?
 
Na secção pilotos remotos? Essa secção já me aparece sim, e aparece de momento em vazio.


Estive ontem a ver mais umas coisas e pelo que percebi, para drones como o meu (dji mini), por ter a camara e mesmo sendo abaixo de 250g, tem que ser registado e por ter a camara em portugal temos que ter certificação A1 para usar (mas não em todos os paises da UE, nos restantes basta estar registado como piloto).
Depois as autorizações de voo e captação de imagem tambem são num portal e todo um processo...

Mas a nivel de licenças e registos, penso que são as que mencionei certo?
Exatamente, tens que te registar como piloto remoto agora... E penso que aí deva ter onde fazer upload da licença a1/a3. E registar o Drone também.
 
Não conheço o drone em si, mas pelo que pesquisei rapidamente, se é para uma criança brincar um pouco parece-me boa opção. A imagem não vai ser excelente pelo que vi mas tambem não deve de ser o objectivo. Acho que da para fazer uns truques e brincar um pouco.


Comecei ontem a formação online no site da anac para a categoria A1 - pelo que entendi é necessaria para quem usa drones que tenham captação de imagem, mesmo abaixo das 250g.
Sabem me dizer depois a parte final se o exame é muito longo e se é de nivel facil, dificil, medio?

EDIT: Finalizei a formação e fiz o teste. Passei 😁 No geral, um pouco mais especifico e complexo que o que esperava mas fez-se. Algumas perguntas eram faceis e se não se sentir a pressão conseguesse responder logo, outras a net ajuda e outras era tentar seguir o que parecia certo.
Tenho agora a certificação até 2029. Não sei se a tenho que colocar no portal da anac ou associar ao meu regisot de operador
 
Última edição:
Bem eu ou devo ser muita burro , ou honesto.
Depois de ler aqui vários relatos que passam á primeira sem espinhas eu já fui de vela na primeira tentativa.
Li as apresentações todas duas vezes, por acaso pensei que fosse mais acessível, muitas das perguntas algo confusas na minha opinião e algumas só servem para baralhar em vez de "tentar ensinar". Muita coisa que não está explicada nas aulas.

Tem que se ter esta formação aprovada para se puder fazer o registo de operador ?

edit: nem dá para rever o teste para ver onde se errou, um bocado parvo.
 
Bem eu ou devo ser muita burro , ou honesto.
Depois de ler aqui vários relatos que passam á primeira sem espinhas eu já fui de vela na primeira tentativa.
Li as apresentações todas duas vezes, por acaso pensei que fosse mais acessível, muitas das perguntas algo confusas na minha opinião e algumas só servem para baralhar em vez de "tentar ensinar". Muita coisa que não está explicada nas aulas.

Tem que se ter esta formação aprovada para se puder fazer o registo de operador ?

edit: nem dá para rever o teste para ver onde se errou, um bocado parvo.
Fiz o teste e também fiquei surpreso porque pelos PowerPoints dados, eu pensei que iriam ser questões mais simples e sem rasteiras. Achei que seria mais simples tendo em conta a formação dada. Por isso não é de ti não ahah partilho da opinião.
Passei (7.75 em 10. Nota de 31 em 40), não foi excelente pelo que percebi mais mais que ok para completar. Mas gostava também de ver as que errei, seria mais educativo assim. Mas é o que é.

Para fazer o registo de operador não é necessário, podes fazer sem. Eu fiz sem e só depois percebi que tinha que ter a certificação também e fiz depois então
 
Fiz o teste e também fiquei surpreso porque pelos PowerPoints dados, eu pensei que iriam ser questões mais simples e sem rasteiras. Achei que seria mais simples tendo em conta a formação dada. Por isso não é de ti não ahah partilho da opinião.
Passei (7.75 em 10. Nota de 31 em 40), não foi excelente pelo que percebi mais mais que ok para completar. Mas gostava também de ver as que errei, seria mais educativo assim. Mas é o que é.

Para fazer o registo de operador não é necessário, podes fazer sem. Eu fiz sem e só depois percebi que tinha que ter a certificação também e fiz depois então

Já agora eliminaste o operador que criaste inicialmente e fizeste novo ou aquilo apareceu lá depois de fazeres a formação?

Também tive um granda galo, tive 70% :-D

Edit: obviamente pedi para repetir o exame, já recebi resposta , posso repetir a partir de dia 7fev, é para ter tempo de estudar :)
 
Última edição:
Estava com ideia que os 70% até era já possível de passar. Se calhar estou a fazer confusão.
Ao menos não se paga 😂 é só tentar. Mas as perguntas são diferentes do que esperava.

Quanto ao que mencionas , nunca mais fui ao portal verificar para ser sincero. Mas penso que é possível adicionar a licença.

Edit: @sniperfox tentei agora no pc(ontem estava a escrever do telemóvel) e no portal da Anac, onde já tinha registo de operador e validado), tive que criar um perfil de piloto remoto, onde basicamente repti informações mas aqui já coloquei o certificado de conclusão e o respectivo numero e validade, assim como o nº de operador que já tinha criado.
Pronto, assim penso que fica tudo conforme.
 
Última edição:
Malta, quero iniciar-me no mundo dos Drones, sempre tive imensa curiosidade e fascínio, não quero gastar muito para já. Aconselham para começar o DJI mini 2 SE? Ou compro um drone de 50 ou 60€ e depois logo compro um mais caro?
Dizem que em marcas de Drones há a DJI e as outras, um pouco à imagem da Apple nos smartphones e da Mercedes nos carros...
 
Tambem andei na mesma duvida. Acho que mais vale ires para algo como esse dji ou semelhante do que os mais brinquedo se o teu objectivo for de facto fazer fotos e videos e não apenas usar como brinquedo ( que mesmo os dji são engraçados de usar, sinto-me uma criança com um brinquedo :-D ). Optei por não comprar dos simples porque iria ser dinheiro que iria gastar que podia ir logo para o superior.

Tive um potensic uns tempos e era um bom drone e com boa imagem, mas acabei por encontrar bom negocio e dar um pouco mais por um dji mini 3 e estou super satisfeito.
O dji mini 2 SE tambem será bom, não optei por ele porque consegui esticar o orçamento um pouco.
Mas isto é o meu ponto de vista claro.


Para quem tem dji e quiser um simulador que dê para usar com o comando, encontrei a app simudrone que tem uns cenarios virtuais que é bom para treinar movimentos de joystick e cameras com o proprio comando. Quem souber mais compativeis com o comando da dji sugiram ai 😁
 
O de registo operador? O registo de operador o meu acho que demorou 5 ou 6 dias, lembro-me que ainda foram uns dias e não tão imediato como pensei.
O perfil de piloto remoto (portanto onde se insere o nº e data de certificado), o meu ficou imeditamente aprovado. Não sei se ter levado um ou dois dias a fazer o perfil após a certificação influenciou ou não na comunicação de informação interna ou assim
 
O de registo operador? O registo de operador o meu acho que demorou 5 ou 6 dias, lembro-me que ainda foram uns dias e não tão imediato como pensei.
O perfil de piloto remoto (portanto onde se insere o nº e data de certificado), o meu ficou imeditamente aprovado. Não sei se ter levado um ou dois dias a fazer o perfil após a certificação influenciou ou não na comunicação de informação interna ou assim

Este : https://imagensaereas.aan.pt/

Onde se pede autorização para as áreas de voo .
 
No final do registo, diz que iras receber no email a tua password (que podes depois alterar) e junto vem o anexo de uma declaração que deves de assinar ou com chave movel digital ou leitor de CC ou então assinar manualmente e enviar via postal.

:facepalm::facepalm:Não li bem o email só tirei a pass e nem reparei que tinha o anexo. :facepalm::facepalm:

Obrigado !

@cyber33 já está ativo , enviei ontem a declaração e hoje já estava ativo. tks :beerchug:
 
Última edição:
Boas pessoal,
Então é o seguinte, 2 anos apos a compra do meu primeiro drone (alta maquina, segundo me pareceu na altura, paguei e depois devolveram-me o dinheiro), passei-me da cabeça e comprei um drone na worten, diga-se, alto barrete, MINI DRONE DENVER DCH-350, 70 aereos, encontrava mais baratos nos sites chineses, a intenção é somente o treino, tive ja vários acidentes, vivo numa zona de terrenos acidentados, não quis o levar muito para o ar, pois o vento pega nele e PUFF, logo ja o mandei contra alvores, paredes, ja fui atropelado por um morcego durante a noite, etc....
Acontece que o morcego mandou-o ao cháo e fez estragos num rotor, ele roda, mas o caixilho de plástico que segura a hélice, desgastou, e a mesma salta quando é para levantar voo, colei com supercola, mas a mesma escorreu e colou a cena de metal.....e agora, como encontrar peças online? Pá, queria aprender a manobar bem o aparelho, diga-se, F16 dos ares......🤣
 
Boas Pessoal,

Tenho aqui umas dúvidas relacionadas com valores que em média é costume praticarem em Portugal (sou dos Açores mais precisamente) para prestar serviços a mais especificamente a imobiliárias para tirar fotos aos imóveis (tipo aos "4 cantos" e mais uma ou duas dependendo da casa) mais umas pequenas filmagens de vários ângulos de algum(s) plano(s) em específico e no final efetuar uma edição rápida para um pequeno vídeo de apresentação do imóvel.
Tenho tudo em dia a nível de formação (A1/A3) que por acaso caduca em 2025, registo na ANAC, etc, tudo como é suposto. Tenho um Mini 2 meu registado também na ANAC/AAN.
A imobiliária em questão possui já um Mini 3, eventualmente se chegarmos a um acordo, para utilizar o Mini 3 terei que registá-lo na minha conta da ANAC/AAN também como fosse meu certo?

Venho tentar tirar a dúvida em relação aos preços porque será a primeira vez que farei algo mais além do simples hobby de voar um drone e fazer umas edições no Premiere e estou mesmo sem saber que valores poderei ou não pedir para um pacote destes (deslocação, levantamento, edição de fotos, edição de pequeno vídeo). Posso pensar que certo valor é-me justo mas por não saber o que costumam cobrar poderei estar a não ganhar um pouco mais.

Possívelmente não será algo pontual e será algum género de contrato verbal por exemplo: quando precisarmos mandamos-te localização do imóvel, deslocas-te a ele, fazes o teu trabalho e no final entregas fotos e filmagem.
Por isso compreendo que o valor numa situação dessas possa ter alguma alteração comparado a algo que seja pontual (feito apenas uma vez).

Quem me souber e quiser disponibilizar resposta(s) a isto poderá fazê-lo por PM (principalmente a nível de valores).

Obrigado
 
Back
Topo