Evento Apple: Let Loose / iPads (7 de maio de 2024 às 15h)

Quanto ao Windows on ARM, na verdade esse já foi lançado há bastante tempo. O que estamos à espera é de ver o impacto do Snapdragon X Elite no mesmo.

Exatamente, é o que eu tenho. Surface Pro X, com o windows on ARM.
Não é perfeito, falta performance. Mas não faço nada demasiado pesado que ele não aguente.
E quando quero é um tablet, fino, leve, de ecrã de excelente qualidade, perfeito para andar comigo para todo o lado. Chego a secretaria, ligo a dock e tenho um PC de secretária.

Melhor que isto era um foldable com windows arm adaptado a mobile, que podia ser telefone ou tablet quando aberto. E ligado a uma dock, tornava se um PC. Uma espécie de Samsung Dex mas com windows ARM. Aí sim era um sistema perfeito !
 
O meu problema com o iPhone grande é que não é confortável no bolso.

Desde o 13 que me virei para o Max. No primeiro mês estranhei no bolso mas passado pouco tempo deixei de o sentir.

E vem aí os ecrãs dobráveis. Tendo eu já visto demos em que o ecrã OLED super fino ligado a uma base por película electrónica tão fina como papel, não percebo porque ainda não se viu um telemóvel em que o interior da sua capa funciona como um segundo ecrã. Um ecrã mais fino do que a capa Apple de um iPad. Não percebo porque a Samsung e outros enveredam soluções em que parecem uma Sandwich de dois telemóveis ...

Mas é algo que vamos ver em breve.

Em suma, para consumo multimédia on the go, livros e coisas mais, brevemente o smartphone oferecerá um real state de ecrã tão extenso como um mini se não mais para quem quiser.

Nem sequer consigo conceber estar num avião/comboio e ter que tirar o portátil para consumo de média.

Em viagens de avião, ou longas de comboio é para mim mais prático consumir multimédia num Macbook. Coloco no tabuleiro da frente, ponho os AirPods Max e play ... não tenho que ter o peso nas mãos. Também podes fazer o mesmo num iPad com o Magic Keyboard ou base semelhante mas aí ergonomia é um mesmo que o Macbook. Se o gosto é leitura, então um Kindle de 100 paus é muito mais prático que qualquer iPad.

Poderia escrever muito sobre isto mas resume-se no seguinte. Quando estou com o Macbook não sinto falta do iPad, mas ocasionalmente da caneta ou mesmo do touch. Quando estou como iPhone não sinto falta do iPad, mas por vezes de um ecrã maior ou do Macbook. Quando estou com o iPad mais vezes sinto falta de um iPhone ou do Macbook até por questões ergonómicas. Visto isto, não acho que o touch valha 720 Euros. E muito menos a 1200, o custo do pack completo de Air com memória apenas para palitar os dentes, teclado e caneta, e mesmo assim sentiria falta do iPhone ou Macbook. Pior, com o iPad OS todos os meus direitos sobre as licenças digitais que possuo a serem transferidos para empresa pelas suas políticas a par do dispositivo. Pelo menos este último, ainda o podes vender no mercado, o resto nem isso. Hey, mas basta a Apple simplesmente um dia lembrar-se apenas permitir uma activação do dispositivo a uma conta, obrigando o utilizador a fazer a retoma, que lá se vai a gosma ... Não? Consigo imaginar uma boa história á moda da Apple explicando em como tal medida visa apenas a segurança dos utilizadores. Não tem vergonha na cara. Já faltou mais.

Abraço.

PS: O iPad é cada vez mais um dispositivo de nicho como se pode ver na apresentação fora o fogo de artificio. Um dispositivo para o qual existe sempre uma melhor e mais barata solução em 99.9% dos cenários para vasta maioria da pessoas.
 
Última edição:
Quando tinha o iPhone 4 adorava o meu iPad Air, chegava a andar com aquilo para montes de sítios, além do uso genérico, na altura andava a estudar outra vez e escrevia nele quando nem haviam lápis a sério. Durou uma série de anos mas depois perdi também a vontade de o trocar.

Já não preciso daquilo.

Até a minha mãe :freak3: , com as suas necessidades super evoluídas herdou um MBP 13 que o meu irmão tinha para lá em vez de usar mais o iPad dela.

Aqui igual, o iPad Air com a caneta da Adonit foi o meu caderno da universidade. Agora como já não o usava há tanto tempo e estava lento restaurei de fábrica, comprei uma capa daquelas para crianças e é a minha filha que o usa para ver streaming em viagens de carro mais chatas.
Com 11 anos e um iOS de há 5 anos atrás (12) chega perfeitamente para o gasto e até é relativamente rápido para a sua idade.
 
Pergunto me se isto não é mesmo interesse da Apple, o destaque que deram a profissões mais artísticas (designer/ músicos), estarão a querer separar definitivamente para quem é ideal um MacBook e para quem é ideal um iPad Pro.

O segmento mais baixo do iPad continuo a ver como um complemento a um ecossistema para quem vê utilidade. Eu compraria o iPad versão base se fosse possível o iPad os permitir vários utilizadores. Aqui em casa seria um complemento mais útil do que um MacBook por exemplo
 
Heish, reciclagem de discussões com 4 anos :D.

Parece que o tempo ajudou a clarificar as ideias de alguns que há 4 anos defendiam de forma completamente intransigente de que o IPad era mais que suficiente, de que era até o “pc pessoal único ideal” para o comum dos utilizadores :Winkani:

Eu mantenho +/- a posição da altura até porque o IpadOs se manteve mais ou menos no mesmo sítio. Como pc pessoal único fica claramente aquém. Pode ser usado, obviamente, mas com vários malabarismos e compromissos desnecessários num “portátil normal” como um MacBook Air. É na maior parte das vezes isso mesmo, uma solução de compromisso.

Agora, tal como no passado, quem tiver de optar apenas por um mais vale optar por um portátil tradicional, não vale a pena reinventar a roda. O iPad será, na maior parte dos casos, apenas um complemento para consumo multimédia. E obviamente que dentro da carteira de cada um poderá ser efectuada com maior ou menor “luxo”.

E digo isto adorando o meu e usando-o exaustivamente, mas para aquilo que é vocacionado e não tentando fazer disto aquilo que não é, e que nem a própria Apple parece querer que seja (pelas escolhas quem têm feito).
 
Continuam a querer fazer do iPad um Macbook. Não é, nem se quer que seja. Uma coisa é conseguir fazer coisas que se faz num MacBook, outra coisa é desdenhar porque não é um Macbook. Para mim o iPad é um complemento essencial do MacBook, com substituto do papel em 90% do trabalho. Em termos de lazer e de hoobies nada o bate como consumidor de multimédia e editor de vídeo mesmo já com alguma complexidade. Tenho o iPad Pro 10.5 de 2017 e vai ser até não dar mais. Claro que já tive a tentação de comprar um Air ou mesmo um Pro, mas não se justifica para o meu uso.
 
Isso é o que a Apple continua a "vender-nos".

O iPad só continua um "complemento" porque o iPadOS está estagnado há meia-dúzia de anos.

Quanto menos luxo/lixo eletrónico tivéssemos melhor.
 
Última edição:
No mercado dos telemóveis há muitas (e boas) alternativas a um iPhone. No mercado dos tablets o iPad é de longe a melhor opção. Se calhar é por isso que eles vendem muito bem.

Eu tenho um Pro M2 de 12,9". É um aparelho intermediário (e caro) que serve como complemento entre o telemóvel e o computador. Vou continuar com ele até deixar de ter suporte e depois logo se vê.
 
Heish, reciclagem de discussões com 4 anos :D.

Parece que o tempo ajudou a clarificar as ideias de alguns que há 4 anos defendiam de forma completamente intransigente de que o IPad era mais que suficiente, de que era até o “pc pessoal único ideal” para o comum dos utilizadores :Winkani:

Eu mantenho +/- a posição da altura até porque o IpadOs se manteve mais ou menos no mesmo sítio. Como pc pessoal único fica claramente aquém. Pode ser usado, obviamente, mas com vários malabarismos e compromissos desnecessários num “portátil normal” como um MacBook Air. É na maior parte das vezes isso mesmo, uma solução de compromisso.

Agora, tal como no passado, quem tiver de optar apenas por um mais vale optar por um portátil tradicional, não vale a pena reinventar a roda. O iPad será, na maior parte dos casos, apenas um complemento para consumo multimédia. E obviamente que dentro da carteira de cada um poderá ser efectuada com maior ou menor “luxo”.

E digo isto adorando o meu e usando-o exaustivamente, mas para aquilo que é vocacionado e não tentando fazer disto aquilo que não é, e que nem a própria Apple parece querer que seja (pelas escolhas quem têm feito).


Olhando para esta nova geração de utilizadores, o iPad é mais que sufeciente para a maior parte dos consumidores.
Tens ferramentas para tudo o que é basico, edição de texto, imagem etc. Já consegues ligar uma simples Pen, máquina, disco rígido etc.

Depois tens muitos profissionais que:
- Ou não serve
- Serve como complemento
- Serve como alternativa a um PC \ Mac ( Pessoal artista) .
 
Tenho o iPad Pro 10.5 de 2017 e vai ser até não dar mais. Claro que já tive a tentação de comprar um Air ou mesmo um Pro, mas não se justifica para o meu uso.
Curiosamente é o que tenho também e vai ser até derreter. Até já lhe troquei a bateria para dar mais longevidade porque não vejo qualquer necessidade de troca, para aquilo que é usado serve.
Isso é o que a Apple continua a "vender-nos".

O iPad só continua um "complemento" porque o iPadOS está estagnado há meia-dúzia de anos.
Não era só a Apple a vender isso.

Parece é que o tempo, e talvez algumas experiências menos positivas, trouxeram uma visão diferente para quem defendia que o iPad era o dispositivo ideal para ser o único dispositivo computacional numa habitação (ou para uma pessoa).

@simonfaria diria que agora até está mais preparado para substituir verdadeiramente um portátil do que o que estava na altura. A diferença é que na altura havia talvez uma maior ilusão que apenas isso fosse o suficiente para os aproximar.

Teoricamente podes fazer isso tudo. Na prática tens de dar mais voltas para fazeres as mesmas coisas, tens teclado pior etc, não vale a pena enumerar todas as desvantagens, já toda a gente as sabe.

A chave para isso talvez seja o OS e não essas coisas. Um dual boot no dispositivo para o poderes utilizar no “modo” que queres era fantástico. Ou até uma solução parecida à que a MS fez à uns anos no Windows 8 em que o dispositivo se adaptava on the fly ao modo pretendido/adequado ao que o utilizador queria nesse momento.

Eu à uns anos defendia que a Apple, ao contrário da MS, e por toda a experiência que tem em iPads era a empresa ideal para concretizar algo do género. Agora já estou mais dúvida se o consegue fazer (querer acho que já percebemos que não quer).
 
Posso ter visto mal mas pareceu-me que esta apresentação foi muito focada na vantagem dos iPads para produtividade. Até mesmo o OLED foi vendido mais como um benefício funcional para profissionais da imagem do que para o consumidor geral.

Nesse sentido o que a Apple propõe é um dispositivo de base ~11", 128GB + teclado destacável, tudo por ~1050 euros. Portanto é natural que o meu debate seja nesse sentido e não apenas como dispositivo para navegar na net a ver uns videos.

Agora para o efeito estão falar, dispositivo de consumo e navegar na net, em contra ponto com o meu ponto de vista diria no abstracto que 620+ euros base (A14/256GB) é um preço para o efeito claramente bastante elevado uma vez que hoje há coisas muito boas hoje para o efeito na ordem dos 350 a 400 paus com bom OLED, displays claramente superiores a um iPad padrão para o preço. Náo é preciso um dispositivo com a capacidade de até "tirar cafés" para ver videos, ler umas coisas e navegar na net.

Como disse … posso ter visto a conferência mal.

PS: Sim há uns 2 ou 3 anos creio que tivemos esta discussão e eu estava nos antípodas deste minha opinião. Eu tinha como base não só a minha experiência bem como o potencial do dispositivo a breve trecho para produtividade. Acontece que esse potencial não se materializou de todo, tornado-se um dispositivo ainda mais complexo para o efeito. E dado o percurso do iPad OS, de prática estagnação, parece-me hoje que a relação de custo beneficio ser cada vez mais de nicho. A única coisa que tem mudado para cima é o preço.

Em suma entre Macs, iPhones, iPads e Apple Watch diria que este é a custos vs função o pior dos dispositivos por uma longa margem.
 
Última edição:
Curiosamente é o que tenho também e vai ser até derreter. Até já lhe troquei a bateria para dar mais longevidade porque não vejo qualquer necessidade de troca, para aquilo que é usado serve.
O meu 6th gen de 2018 também deve ir pelo mesmo caminho, não vejo nada nos iPads que me faça querer trocar, nem me vejo a pagar full price por um iPad básico com 2 anos.
O meu iPad de 2018 já está um bocado lento, mas acho que lhe vou trocar a bateria (dura mesmo muito pouco) e fazer factory reset, deve dar mais alguma longevidade.
 
O meu 6th gen de 2018 também deve ir pelo mesmo caminho, não vejo nada nos iPads que me faça querer trocar, nem me vejo a pagar full price por um iPad básico com 2 anos.
O meu iPad de 2018 já está um bocado lento, mas acho que lhe vou trocar a bateria (dura mesmo muito pouco) e fazer factory reset, deve dar mais alguma longevidade.
Por curiosidade a bateria do iPad deve ser trocada quando ?
 
Vamos ver a WWDC. De acordo com os rumores a Apple vai trazer a calculadora para o iPadOS :lol:

@Nabais troca a bateria. Baterias velhas fazem os telemóveis mais lentos. A não ser que desactives isso, as velocidades do SoC diminuem propositadamente para evitar que haja reboots ou que o dispositivo se desligue mesmo quando o estás a utilizar.
 
Por curiosidade a bateria do iPad deve ser trocada quando ?
Não acho que exista um tempo pré-definido, apenas quando sentires que está fraca demais e queres manter o aparelho mais tempo.
Vamos ver a WWDC. De acordo com os rumores a Apple vai trazer a calculadora para o iPadOS :lol:

@Nabais troca a bateria. Baterias velhas fazem os telemóveis mais lentos. A não ser que desactives isso, as velocidades do SoC diminuem propositadamente para evitar que haja reboots ou que o dispositivo se desligue mesmo quando o estás a utilizar.
Onde aconselhas a fazer a troca? Salvo erro as lojas de centro comercial não costumam ter baterias originais, apenas compatíveis. Será melhor ir a um reparador oficial e comprar uma bateria oficial?
 
Não acho que exista um tempo pré-definido, apenas quando sentires que está fraca demais e queres manter o aparelho mais tempo.

Onde aconselhas a fazer a troca? Salvo erro as lojas de centro comercial não costumam ter baterias originais, apenas compatíveis. Será melhor ir a um reparador oficial e comprar uma bateria oficial?
Eu optava sempre por uma original. Caso contrário, para não perder muitas horas e horas a investigar o caso, as do ifixit parecem porreiras. Os kits costumam trazer tudo, é ver uns vídeos no YouTube e meter mãos à obra :P
 
Eu optava sempre por uma original. Caso contrário, para não perder muitas horas e horas a investigar o caso, as do ifixit parecem porreiras. Os kits costumam trazer tudo, é ver uns vídeos no YouTube e meter mãos à obra :P
Não confio em mim para fazer isso, vou a um estabelecimento fazer a troca :D

Entretanto, vi um vídeo, salvo erro do MKBHD, em que ele fala que o iPadOS 18 sai meses depois dos novos iPads, se trouxerem algo que aproveite melhor os iPads, podem criar valor aos aparelhos, caso contrário, são apenas spec bumps.
 
Back
Topo