PC [Portátil] Asus ROG Ally/ Steam Deck / Legion Go / MSI Claw - Comparações

vTuga

Power Member

Basta chegar à parte do Returnal (14:28) para perder todo o interesse para mim. Com 720p low e XeSS Performance, e andar nos 24-26 fps é péssimo.

O mesmo jogo, no Legion Go, a 800p, anda nos 50-60 fps.

 
Para jogar AAA nenhum deste hardwares é decente, quer steam decks, asus, legion, etc.
A valve decidiu não atualizar mais cedo o chip porque quer manter o preço apelativo.
 
Para jogar AAA nenhum deste hardwares é decente, quer steam decks, asus, legion, etc.
A valve decidiu não atualizar mais cedo o chip porque quer manter o preço apelativo.
Não concordo, nem com dizeres que as handhelds não permitem jogar jogos AAA, nem com o facto de a Steam Deck ter um preço apelativo. A nova Deck Oled começa nos 569€. Não fica longe dos 699€ da ROG Aly, que tem muito melhor performance.

Quanto aos jogos AAA, diz-me um que não corra pelo menos a 40fps 800p numa Ally ou Legion Go? Até o novo Alan Wake 2 com Unreal Engine 5, que é provavelmente dos jogos mais exigentes atualmente, corre de forma muito competente nos dois.
 
Já tenho o meu, Perguntem-Me Qualquer Coisa.

Entretanto posso dizer que:


- Em termos de volume para mim é praticamente igual ao Steam Deck, nisso não choca nada.

- É mais pesado mas não me incomoda pessoalmente.

- O ecrã é realmente muito bom e grande, comparado com os outros que tenho (Deck e ROG Ally).

- O tablet central é mesmo muito robusto e tem uma qualidade de construção muito acima do ROG Ally e Steam Deck, por ser feito em alumínio a toda a volta. Os comandos destacáveis são muito leves e isso dá noção de menor robustez. Era engraçado que fizessem comandos com baterias grandes que pudessem assistir a do tablet central, mas isso tornaria o conjunto mais pesado.

- A porta USB-C de baixo é facilmente acessível por um conector em L se virarmos o stand na posição máxima.




Para já só vou mudar o SSD para um de 2TB e só depois me dedico a testar o jogos que lá quero jogar (Hogwarts, Resident Evil 4, Elden Ring, Baldur's Gate 3).
 
Já tenho o meu, Perguntem-Me Qualquer Coisa.

Entretanto posso dizer que:


- Em termos de volume para mim é praticamente igual ao Steam Deck, nisso não choca nada.

- É mais pesado mas não me incomoda pessoalmente.

- O ecrã é realmente muito bom e grande, comparado com os outros que tenho (Deck e ROG Ally).

- O tablet central é mesmo muito robusto e tem uma qualidade de construção muito acima do ROG Ally e Steam Deck, por ser feito em alumínio a toda a volta. Os comandos destacáveis são muito leves e isso dá noção de menor robustez. Era engraçado que fizessem comandos com baterias grandes que pudessem assistir a do tablet central, mas isso tornaria o conjunto mais pesado.

- A porta USB-C de baixo é facilmente acessível por um conector em L se virarmos o stand na posição máxima.




Para já só vou mudar o SSD para um de 2TB e só depois me dedico a testar o jogos que lá quero jogar (Hogwarts, Resident Evil 4, Elden Ring, Baldur's Gate 3).

Como consegues ter tempo para utilizar as 3 consolas portáteis?! :bigrinbo:
 
Como consegues ter tempo para utilizar as 3 consolas portáteis?! :bigrinbo:

Na realidade até tenho dois Steam Decks, portanto é uma mão ou pé para cada uma. :D


J/K, um dos Decks é da minha mulher, mas vou vender o Ally e um dos Decks.
Eu queria mesmo era um ecrã maior, nos outros dois há uma série de jogos que não conseguia jogar sem forçar demasiado os olhos.
 
Já tenho o meu, Perguntem-Me Qualquer Coisa.

Entretanto posso dizer que:


- Em termos de volume para mim é praticamente igual ao Steam Deck, nisso não choca nada.

- É mais pesado mas não me incomoda pessoalmente.

- O ecrã é realmente muito bom e grande, comparado com os outros que tenho (Deck e ROG Ally).

- O tablet central é mesmo muito robusto e tem uma qualidade de construção muito acima do ROG Ally e Steam Deck, por ser feito em alumínio a toda a volta. Os comandos destacáveis são muito leves e isso dá noção de menor robustez. Era engraçado que fizessem comandos com baterias grandes que pudessem assistir a do tablet central, mas isso tornaria o conjunto mais pesado.

- A porta USB-C de baixo é facilmente acessível por um conector em L se virarmos o stand na posição máxima.




Para já só vou mudar o SSD para um de 2TB e só depois me dedico a testar o jogos que lá quero jogar (Hogwarts, Resident Evil 4, Elden Ring, Baldur's Gate 3).

Notas diferença de performance em relação à Ally? E em relação à duração de bateria, em 15-20w?
 
Notas diferença de performance em relação à Ally? E em relação à duração de bateria, em 15-20w?

Eu pessoalmente ainda não testei porque só deixei a atualizar firmwares e afins no trabalho, mas já existem bastantes comparativos na internet.

Resumindo, o ROG Ally tem melhor performance porque o firmware e curvas de potência do Legion Go ainda são muito verdes. A médio prazo acredito que o Legion Go vai sair por cima, por causa da memória mais rápida.
 

Levanta questões interessantes. Talvez com mais uns meses em cima a Legion Go possa corrigir alguns dos problemas apontados. Existem no entanto outros que não há nada a fazer (speakers, falta de vrr, fans, ecrã maior, mas o mesmo processador e gráfica)
 
Levanta questões interessantes. Talvez com mais uns meses em cima a Legion Go possa corrigir alguns dos problemas apontados. Existem no entanto outros que não há nada a fazer (speakers, falta de vrr, fans, ecrã maior, mas o mesmo processador e gráfica)



Posso dizer que, na minha experiência, o VRR parece não fazer falta neste caso.

É um ecrã 144Hz com refrescamento em portrait, o que significa que, desligando o vsync, quando aparecem as linhas de desfasamento elas são verticais e não horizontais (notam-se muito menos) e como o refrescamento é muito rápido também mal se vêm.
Eu pelo menos ainda não consegui ver nenhuma linha de tearing vertical, seja a que framerate for.


O The Phawx já tinha explicado isto para o GPD Mini que também tem ecrã portrait 120Hz.


Mas sim, a experiência do software proprietário do Legion Go para já é fraquinha. Assim como foi a do ROG Ally nos primeiros 2-3 meses.Assim como foi o Steam Deck no mesmo período.

A quem não quiser lidar com experiências mais beta neste tipo de hardware, aconselho a esperar uns meses depois de saírem no mercado.

Uma coisa é certa: depois de jogar neste ecrã enorme onde consigo realmente ver as coisas, ninguém me convence a voltar para o Ally.
 
E que tal a bateria?

Já vi comparativos de tempo de carga menor para a Legion Go vs Ally, e em termos de duração de bateria dos 100% aos 0% a Legion Go mais do que duplica a sua duração em relação à Ally.

Vou seguir este produto com atenção nos próximos meses. O facto de poder ligar-se a uma egpu não proprietária, tb me interessa.

Mas para já estou contente com a Ally.

 
Se a bateria é maior 20% e tem um ecrã muito maior para alimentar não vejo como possa durar o dobro.

Esse é o vídeo em que inexplicavelmente a meio do teste de bateria a percentagem da Go dá um salto, supostamente um erro na edição, colocou a bateria a carregar por engano e nem deu por ela. :berlusca:
 
Última edição:
E que tal a bateria?

Já vi comparativos de tempo de carga menor para a Legion Go vs Ally, e em termos de duração de bateria dos 100% aos 0% a Legion Go mais do que duplica a sua duração em relação à Ally.

Vou seguir este produto com atenção nos próximos meses. O facto de poder ligar-se a uma egpu não proprietária, tb me interessa.

Mas para já estou contente com a Ally.

Como já disseram, a bateria só tem 20% mais capacidade.

A única maneira de durar muito mais é se estiverem em power profiles diferentes, porque o ecrã maior consome mais energia.


Entretanto fiz uma nova instalação do Win11 depois de mudar o SSD para um SN740 de 2TB que já tinha comprado para o ROG Ally, e posso dizer que parece mais estável do que o Win11 Home que veio pré-instalado.
 
Boas tenho uma questão, ha relatos de quando se joga a 800p é bastante blurry.. o que não deveria ser pq é metade da resolução maxima, será por ser um ecran vertical ?
Eu no Rog Ally coloco a 720p e não fica blurry...
thx


Eu acho que há muita gente a fazer confusão entre Radeon Integer Scaling (RIS), Radeon Super Resolution (RSR), FSR2 e simplesmente baixar a resolução.
O RIS efetivamente não está a funcionar, mas se baixarmos a resolução para 1280*800 ele deveria escalar 1-> 4 píxeis direitinho via bilinear scaling, sendo equivalente a integer scaling. Ao mesmo tempo, o RSR (i.e. FSR1 via driver) devia ser melhor que o integer scaling porque aplica filtros de edge detection e sharpening, mas só funciona bem se o jogo já estiver a usar um bom método de anti-aliasing tipo TAA.
Por fim, o FSR2 devia funcionar bem até no nível "Performance" com output nos 2560*1600, sendo que aí a resolução interna é mesmo de 1280*800 (Ultra Performance não funciona nada bem, infelizmente).


Na realidade, parece que o pessoal está a tentar ligar o integer scaling que não funciona, depois a meter resolução nos 1280*800 e por cima disso a ligar FSR2 em balanced (o que dá 755*472 resolução interna). O resultado prático é uma mistela de pós-processamentos que não estão a funcionar direito.


Do que tenho visto, em jogos que suportam FSR2: ou o 780M consegue renderizar bem mantendo a resolução nativa 2560*1600 enquanto se liga o FSR2 em performance (1280*800 internos mas com recontrução), ou reduz-se a resolução do painel para 1920*1200 mantendo RSR, e aplica-se FSR2 Balanced (1133*708 -> FSR2 -> 1920*1200 -> FSR1 -> 2560*1600).

Fazer reconstrução e upscales tão agressivos só faz sentido num painel com uma densidade de pixels muito alta, que é o caso. O que não faz sentido como alguns estão a fazer é baixar a resolução para 1280*800 e desaproveitar o ecrã que temos.
 
Neste momento entre a steam deck 1gen e ally z1 qual ficaria mais satisfeito?

Irei jogar quase sempre perto da ficha.
Não tenho problemas em ser Windows, apenas procuro mais fps. A diferença de preço neste momento é 380euros(mais disco) vs 500euros
 
Penso que quem mais fps continua a ir para a ally. Não sei se ainda continua a queimar SD cards ou se foi corrigido.
Pessoalmente iria para a Deck. Apesar de ter rótulo de PC, funciona mais com uma consola.
 
Neste momento entre a steam deck 1gen e ally z1 qual ficaria mais satisfeito?

Irei jogar quase sempre perto da ficha.
Não tenho problemas em ser Windows, apenas procuro mais fps. A diferença de preço neste momento é 380euros(mais disco) vs 500euros
A versão z1 da Ally não vale a pena comprar, tem muito pior performance. Pior até que a steam deck. A Ally só vale a pena na versão z1 extreme
 
Back
Topo