Nintendo [Wii/WiiU] Qualidade de Imagem

Eh pá, compra um RGB qq, e pede alguém para soldar um cabo paralelo para ligares uns RCA's.

Alternativamente, compra uma SCART box, e na segunda entrada, ligas um adaptor Scart compósito(como o original da GC) e voilá, saídas aúdio independentes.

Não faças é como eu, que abri a GC e fiz um cabo RGB caseiro, ligado directamente à board da consola. Hacking, no verdadeiro sentido da palavra :P
(PS: queimei a GC, tive que comprar outra, essa sim, já consegui fazer o Mod com sucesso)
 
Já consegui arranjar um cabo gold plated com saida de Audio por 8€ :)

Mas tb tive a ver e se fosse preciso podia ter o RGB sem saida de audio, visto que a televisão onde vou jogar tem ligação de fones, assim até poupo uns trocos e não tenho de comprar o Y para ligar as colunas.
 
Ninguem tem um comparativo de imagens RGB vs Composite na Wii. No inicio do tópico só aparece imagens Composite vs S-Video. Estou indeciso se devo ou não comprar um cabo.
 
Gostava que me tirassem uma dúvida:
O que é que é melhor?
- 50 ou 60 hertz?

Eu sempre pensei que fosse 60 mas na minha tv a imagem parece pior.
Podem-me ajudar?

Nota: eu não percebo nada destas coisas.
 
Em 50 hz(modo PAL) perdes em actualização de imagem(imagem menos fluída e cansa um pouco mais a vista) mas ganhas um pouco mais em resolução 640*576i.
Em 60 hz (Modo NTSC) perdes um pouco de resolução(640*480i) mas ficas com a imagem mais fluída e cerca de 4% mais rápida.
Quanto a imagem à imagem ficar má, já tens algum cabo rgb? Se por acaso tiveres, sabes se a tua tv tem entrada scart compatível com RGB? Se ainda não tiveres, acho que vale a pena comprares porque a imagem e cores ficam mais nítidas e com menos flickers.


Edit:Tens aqui uma boa pagina a explicar os prós e contras de cada um dos formatos (PAL/NTSC). Ai não está explicado, mas podes ter também o melhor dos 2 mundos com o sistema Pal60, em que ficas com a resolução Pal e a taxa de actualização de NTSC, mas que eu saiba, a wii não suporta esse formato:(
 
Última edição:
Ninguem tem um comparativo de imagens RGB vs Composite na Wii. No inicio do tópico só aparece imagens Composite vs S-Video. Estou indeciso se devo ou não comprar um cabo.
RGB é um bocadinho melhor que S-Video.

Se achas que "já vale" para S-Video para RGB é ainda melhor; RGB é basicamente tão bom como os cabos por componentes (em cores e afins) mas sem suporte progressive scan ficando-se pelo interlaced.

Nota também que estes comparativos vistos no PC são deinterlaced, uma TV CRT podem não aparecer tão nítidos por serem interlaced. O que se mostra nos screen captures no inicio da thread é a qualidade/pureza do sinal.

Composite por exemplo parece sempre muito mal em stills com os seus arco iris caracteristicos, mas em movimento e com muitas imagens por segundo sempre disfarça um bocadinho.

RGB não deixa de ser um grande incremento para mim no entanto, mas é dificil recomendar um inequivocamente... depende do utilizador. (eu já me faz impressão jogar em composite)
 
Em 50 hz(modo PAL) perdes em actualização de imagem(imagem menos fluída e cansa um pouco mais a vista) mas ganhas um pouco mais em resolução 640*576i.
Em 60 hz (Modo NTSC) perdes um pouco de resolução(640*480i) mas ficas com a imagem mais fluída e cerca de 4% mais rápida.
Quanto a imagem à imagem ficar má, já tens algum cabo rgb? Se por acaso tiveres, sabes se a tua tv tem entrada scart compatível com RGB? Se ainda não tiveres, acho que vale a pena comprares porque a imagem e cores ficam mais nítidas e com menos flickers.


Edit:Tens aqui uma boa pagina a explicar os prós e contras de cada um dos formatos (PAL/NTSC). Ai não está explicado, mas podes ter também o melhor dos 2 mundos com o sistema Pal60, em que ficas com a resolução Pal e a taxa de actualização de NTSC, mas que eu saiba, a wii não suporta esse formato:(

Obrigado pela explicação.;)

Vou comprar então o cabo RGB.
 
Em 50 hz(modo PAL) perdes em actualização de imagem(imagem menos fluída e cansa um pouco mais a vista) mas ganhas um pouco mais em resolução 640*576i.
Em 60 hz (Modo NTSC) perdes um pouco de resolução(640*480i) mas ficas com a imagem mais fluída e cerca de 4% mais rápida.
Quanto a imagem à imagem ficar má, já tens algum cabo rgb? Se por acaso tiveres, sabes se a tua tv tem entrada scart compatível com RGB? Se ainda não tiveres, acho que vale a pena comprares porque a imagem e cores ficam mais nítidas e com menos flickers.


Edit:Tens aqui uma boa pagina a explicar os prós e contras de cada um dos formatos (PAL/NTSC). Ai não está explicado, mas podes ter também o melhor dos 2 mundos com o sistema Pal60, em que ficas com a resolução Pal e a taxa de actualização de NTSC, mas que eu saiba, a wii não suporta esse formato:(
Em jogos a diferença de um jogo mal convertido para os 50 Hz PAL é que este irá correr efectivamente 17% mais lento assim como o refresh rate é 17% mais lento. Daí que nas mega drives o Sonic Europeu era mais lento que o Americano, e não era 4% :P

Se a conversão fôr bem feita... ficas com a resolução extra e o jogo a correr à velocidade correcta, mas com 17% menos refresh rate (e em alguns casos framerate)

Suporta, a gamecube até tem jogos PAL60-only. Mas não são 576i... Dito isto... não conheço exemplos de PAL60 com essas caracteristicas:

Games that run at PAL60 are produced with the same colour encoding system as 50Hz PAL signals, but with the NTSC resolution and field rate of 60Hz, providing an identical gaming experience to their NTSC counterparts.

Ou seja... é 480i @ 60 Hz com o color encode do PAL.
 
Bem já comprei o cabo RGB e posso vos dizer que a diferença para o cabo que vem com a consola é muito grande. Noto é que as cores nos jogos da virtual console são diferentes como por exemplo no Super Mário.
 
Em jogos a diferença de um jogo mal convertido para os 50 Hz PAL é que este irá correr efectivamente 17% mais lento assim como o refresh rate é 17% mais lento. Daí que nas mega drives o Sonic Europeu era mais lento que o Americano, e não era 4% :P


Em todos os jogos que têm a opçao entre 50/60hz nota-se realmente um acréscimo na velocidade do jogo. nos casos em que os jogos só têm opção de 50hz(mgs: twin snakes) não notei diferença(tenho as versões ntsc e pal do jogo).
Quanto ao sonic, realmente a conversão está mesmo muito mázinha. Aqui está um vídeo que mostra isso mesmo.


I_Eat_All disse:
Suporta, a gamecube até tem jogos PAL60-only. Mas não são 576i... Dito isto... não conheço exemplos de PAL60 com essas caracteristicas:

Ou seja... é 480i @ 60 Hz com o color encode do PAL.

Estive a ver na Net e tens razão. O modo PAL60 não aumenta a resolução mas realmente ficas com o encode do PAL, mas só pelo facto de o jogo ficar com maior refesh rate, velocidade real de transmissão, e com menos flickers já te compensa pores nesse modo.

Edit: Existem tv's que forçam as transmissões para 100hz, mas não sei até que ponto essa conversão é bem feita, se o conteúdo não estiver preparado de raiz para o efeito...
 
Última edição:
Eu tenho uma perguntinha, pode parecer um bocado estúpida mas não gozem:

As nossas TVs são PAL e portanto têm resolução 576i ou algo parecido né? Mas aqui oiço sempre falar em 480i/. Significa isto que os jogos vêm em NTSC 480i, e dp a consola faz upscale para PAL 570i? É que se sim, isso é muito mau! Queria que me clarificassem.
 
Eu tenho uma perguntinha, pode parecer um bocado estúpida mas não gozem:

As nossas TVs são PAL e portanto têm resolução 576i ou algo parecido né? Mas aqui oiço sempre falar em 480i/. Significa isto que os jogos vêm em NTSC 480i, e dp a consola faz upscale para PAL 570i? É que se sim, isso é muito mau! Queria que me clarificassem.
Os CRT's normalmente têm várias resoluções possíveis por isso na realidade não há upscale apenas uma diferença de resolução.

Em algumas TV's antigas (e especialmente algumas conversões mal feitas) o modo 576i tinha barras como forma de aumentar a resolução artificialmente, mas isso nos dias que correm não é suposto suceder.

Na Wii... se meteres o jogo a 50 Hz, terás 576i, se fôr a 60 Hz tens PAL60, ou seja 480i.
 
Alguem me pode ajudar??

Eu tenho uma Wii e uma TV Hd Ready e gostava de saber se extiste algum cabo para a Wii em os jogos passem a ser Alta Definição...
 
Tens o cabo composite que te vai dar a melhor qualidade de imagem da Wii.
Componentes! :p
Alguem me pode ajudar??

Eu tenho uma Wii e uma TV Hd Ready e gostava de saber se extiste algum cabo para a Wii em os jogos passem a ser Alta Definição...
Cabo componentes, não te mete a imagem em HD (720p, 1080p) mas mete EDTV, 480p 16:9.

O resto já depende da TV e da qualidade do upscale da mesma, mas um truque é reduzir o sharpness.
 
Back
Topo